InícioMunicípiosArvorezinhaJulho Amarelo oferece exames gratuitos para a luta contra as hepatites virais

Julho Amarelo oferece exames gratuitos para a luta contra as hepatites virais

Assim como o HIV, os diferentes tipos de hepatites virais também são uma preocupação para a população em geral. Visando combater a proliferação dos vírus e melhorar a qualidade de vida e saúde do brasileiro, o Ministério da Saúde promove, desde 2019, a campanha Julho Amarelo, em uma luta contra as hepatites, que podem ser causadas pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por meio sexual, contato direto com sangue ou utensílios de manicure de pessoas contaminadas, ou ainda por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Aderindo ao movimento, a Administração Municipal de Arvorezinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando testes rápidos para detectar ou prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de forma gratuita, nos dois Postos de Saúde. De acordo com a enfermeira Paola Belé, os testes realizados podem detectar HIV, sífilis e as hepatites B e C. “Estamos fazendo testes todos os dias, no horário normal dos postos, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h, mas caso alguém não possa vir durante o dia, pode ser feito à noite, até as 21h”, conta ela.

Paola também alerta que quanto antes o tratamento for feito, menor o risco de transmissão, já que as infecções podem circular de diversos modos. O público jovem é a maior preocupação pelo alto número de casos de sífilis, principalmente em Arvorezinha.

Algumas das IST’s têm cura, outras apenas tratamento intensivo, que podem ser feitos por meio da Secretaria de Saúde. Além dos testes, nas Unidades Básicas de Saúde também são disponibilizas, gratuitamente, camisinhas, tanto a masculina quanto a feminina, para a prevenção do contágio por via sexual.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.