“Se tu tem fé, é meio caminho andado”

0
87
A fé em Nossa Senhora de Lourdes levou a cura para Doralina

A frase é de Doralina Basso Mesacasa, ela é devota de Nossa Senhora de Lourdes desde criança

A fé em Nossa Senhora de Lourdes levou a cura para Doralina

 

Segunda-feira, 11 de fevereiro, é dia de celebrar Nossa Senhora de Lourdes. A Santa que é padroeira do município de Nova Alvorada reunirá os fiéis para celebrá-la, ainda no domingo, 10, na tradicional festa na Gruta, na Linha Salete.

Uma das pessoas devotas é Doralina Basso Mesacasa, 75 anos. O encanto por Nossa Senhora de Lourdes iniciou na infância, quando se encantava ao passar por grutas da Santa. “Sou encantada por todas as grutas que tem a Nossa Senhora de Lourdes. É algo que iniciou ainda na infância, quando frequentava as missas com minha família aqui na Igreja do município que tem como padroeira Nossa Senhora de Lourdes”, conta, ressaltando que o melhor ensinamento a passar de pai para filho é de fazer o bem, sem olhar a quem. “Recebi isso da minha mãe e agradeço eternamente”.

A cura através da fé

Em junho de 2017, Doralina foi surpreendida ao ser diagnosticada por um câncer de intestino. Foram seis meses de tratamento que iniciou com a cirurgia e seguiu com quimioterapias. “Foram 13 dias que fiquei internada e eu sempre me ajudei e sempre tive fé. Se tu tem fé é quase meio caminho andado. Enquanto eu estive no hospital, pedi para a minha família que levasse a imagem de Nossa Senhora de Lourdes que eu tenho aqui em casa, para eu ter a sua companhia”, relembra, contando que alcançou a cura.

Quem chega à casa de Doralina se depara com uma imagem da Santa na geladeira da cozinha e com uma na sala, em uma gruta preparada por ela. “Se existe fé além de Jesus, para mim é em Nossa Senhora de Lourdes”.

Programação da festa

A festa deve ocorrer na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Linha Salete (Canhadão). Segundo o frei Adair Cenci, somente será transferida para o salão paroquial e a Igreja Matriz, em caso de excesso de chuva.

A missa será celebrada às 10h30min. Ao meio-dia será servido o tradicional almoço e, à tarde, reunião dançante com o Grupo Stilo do Sul, torneio de pênaltis com um leitão como primeiro prêmio, cavalinhos e sorteio da ação entre amigos.

A celebração também terá o tríduo preparatório, às 19h, nos dias 07, 08 e 09. Essa é a principal festividade religiosa do município, junto com a festa de São Roque e São Cristóvão, programada para outubro.

A santa

A devoção a Nossa Senhora de Lourdes começou no dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena Vila de Lourdes, França, quando três amigas foram buscar lenha na mata que ficava perto da vila. De acordo com a história, elas passaram por uma gruta e ali uma menina ouviu a voz de uma mulher chamando-a carinhosamente. A menina relata a figura de uma jovem senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário de contas de pérolas em sua mão. A mensagem da santa é de conversão e de penitência.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome