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A tristeza de ser enganada pela própria família

Maria, perdeu suas economias e agora enfrenta dividas

A moradora de Anta Gorda, Maria Machado Dias, não esconde sua tristeza e desapontamento depois do golpe que sofreu. Ela, que trabalhou como agricultora grande parte de sua vida, funcionária pública e cuidadora de idosos, e há 43 anos reside no município de Anta Gorda, conta que com muito esforço conseguiu comprar sua casinha.

Desapontada, dona Maria conta um pouco do que ocorreu com suas duas filhas, que hoje residem no município de Muçum. “A mais nova veio até aqui e quis me levar para Muçum, para me cuidar um pouco, mas foi só desculpa para ela tirar os meus cartões de bancos. Ficou três meses tirando dinheiro das contas e eu fiquei sem nada. Depois disso, voltei para Anta Gorda, para minha casa e descobri que, enquanto eu estive fora, minha outra filha entrou na minha casa e roubou minhas coisas, até botijão de gás levaram”, explica.

Bloqueio dos cartões e descoberta de empréstimos

Após descobrir que mais de R$ 5 mil foram retirados de suas contas, ela também foi informada de empréstimos consignados feitos em seu nome, por meio de aplicativos, sendo que dona Maria não possui nem celular.

“Elas me tiraram tudo, me enganaram, mentiram e isso é uma dor e uma decepção que eu estou carregando comigo”, destaca.

Maria prestou queixas na delegacia do município de Anta Gorda e agora aguarda por uma solução da justiça.

Delegada Fabiane deixa o alerta para a população

A delegada regional, Fabiane Bittencourt, deixa um alerta para a comunidade, pois casos como o de dona Maria, vem se tornando comuns. “É preciso que as pessoas tenham muito cuidado com as informações de caráter pessoal, senhas de bancos, acesso a documentos e contas bancarias. Se houver a necessidade de auxílio que seja de alguém de extrema confiança”, destaca.

A delegada continua: “Este fato está se tornando muito comum, onde familiares acabam se apossando das contas de pessoas idosas, inclusive realizando delitos, como empréstimos bancários. Por isso é necessário muito cuidado com quem tem acesso aos dados pessoais”, explana.

Reforçando também o cuidado com as anotações de senhas bancárias e números PIN, além de não entrar em sites e links suspeitos e resguardar suas documentações. “Não deixar senhas junto aos cartões, pois isso dá acesso facilitado as pessoas de má-fé”, declara.

As questões digitais também precisam ser analisadas, pois grande dificuldade dos idosos hoje é lidar com os aplicativos bancários. “Em caso de dúvida o idoso pode buscar auxílio junto a sua agência bancária, com os atendentes e nunca fornecer dados por telefone ou mensagens. Parece simples ou repetitivo, mas todo cuidado é pouco quando se trata de proteger os nossos idosos”, finaliza.

É importante ressaltar que em caso de dúvidas ou suspeitas de golpes e posses indevidas, os cidadãos devem buscar registrar o boletim de ocorrência junto a delegacia do município.

Delegada regional alerta para que idosos denunciem golpes bancários

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