Mari Guerra retoma os encontros nas quintas-feiras
Por Manoela Alves
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município de Nova Alvorada está oferecendo curso de artesanato para as mulheres da comunidade, com aulas ministradas por Marilene Guerra.
Para o período comemorativo da Páscoa, Marilene propôs às alunas a elaboração de enfeites para a data. “Nós retomamos as atividades há uma semana e já iniciamos com a confecção de coelhos de feltro e de pelúcia para decoração de Páscoa. Em alusão à data, também serão feitos outros artesanatos, além da fabricação de chocolates, ovos de colher e pirulitos de chocolate. Tudo está sendo muito divertido e interativo”, explica.
Marilene conta que sempre fez parte de grupos que incentivam as mulheres. “Desde que cheguei em Nova Alvorada, eu me disponho a esses trabalhos, pois sou apaixonada por artesanato. É um trabalho tão gratificante estar próxima dessas mulheres e ensinar um pouco do que sei, e ao mesmo tempo aprendo muito com elas também, pois é uma troca”, declara.
O grupo foi criado não apenas com objetivo de comercialização do que foi ensinado, mas também de interação entre a comunidade. “Os encontros servem para que possamos desfrutar desses momentos juntas, para conversar, interagir, realizar brincadeiras e fazer algo em conjunto. É uma forma de motivação para todas que participam”, afirma a artesã.
Ouvir o outro é uma grande lição
Marilene destaca que seu trabalho principal junto a essas mulheres é o de motivá-las. “A tarde que passamos juntas no Cras nos mostra o quanto precisamos desses momentos. Na correria do trabalho e do dia a dia, é bom que tenhamos esse espaço criativo e acolhedor”, explana.
“Nós vamos trabalhar com enfeites para a Páscoa nesse primeiro momento, mas depois vamos ouvir o que as nossas mulheres querem aprender também, o que elas desejam fazer nesses encontros. É muito produtivo poder ouvir o que cada uma pensa e quer realizar. O plano também é fazer a decoração de Natal para a Praça Central do município e, nesse meio tempo, tornar os nossos encontros cada vez mais prazerosos”, finaliza.
Todo material usado na confecção dos artesanatos do grupo é doado pelo Cras e pela Administração, não gerando nenhum custo às participantes. Os encontros ocorrem às quintas-feiras, das 13h30min às 16h.