Projeto foi encaminhado ao deputado estadual Gabriel Souza, que se comprometeu em auxiliar no debate para a implantação do projeto
A bióloga Bruna Baratto há muito tempo luta pela causa animal. A moradora de Ilópolis está sempre engajada na defesa animal, e uma de suas maiores preocupações é com o abandono e os maus tratos.
Bruna elaborou um projeto para castração de fêmeas felinas e caninas. Ela explica que esse projeto não é somente para Ilópolis, e que pode ser estendido a todos os municípios da região. “Na verdade, esse é um projeto que eu venho estudando há mais de um ano. Fiz um levantamento do município e também da nossa região, com ajuda de outras protetoras, de outras amantes da causa. Então, este é um projeto que envolve não só o município de Ilópolis, mas envolve também os demais municípios. O projeto já está com orçamento e ideias para contribuir”.
A bióloga ressalta que o projeto foi elaborado para contribuir com o município. “Eu fiz o projeto porque eu sou uma cidadã, acho que cada um tem que fazer a sua parte, a gente pode não só apontar, é importante também contribuir”.
O projeto consiste em adquirir um castra móvel e na formação de uma equipe técnica para realizar a castração. “No projeto está previsto a aquisição de um castra móvel. O custo ficaria em torno de R$ 180 mil. Claro, precisa também de uma equipe técnica para realizar a castração. Além disso, está prevista a chipagem dos animais castrados. Esse chip permitirá o acompanhamento desse animal e também inibirá o abandono”.
Bruna conta que o projeto prevê também como seria feita essa castração. “A ideia é ir com o castra móvel nas comunidades, cada dia iria para uma e faria a castração e a chipagem de todos os animais”.
Ela ressalta: “Temos que pensar nesse projeto como um benefício a longo prazo, diminuindo o abandono e os animais nas ruas estaremos combatendo outros problemas como as zoonoses. O investimento não é alto e o benefício vai perdurar, evitando maiores problemas para o Poder Público”.
Apoio do deputado
O problema com os animais é difícil de resolver, e muitas vezes os governantes não sabem como resolver. Bruna ressalta que entende as dificuldades, e por isso pediu ajuda ao deputado estadual Gabriel Souza, que é veterinário e também militante da causa animal. “Encaminhei o projeto ao deputado, disse a ele dos nossos problemas e ele entendeu a necessidade, ouviu o grito de uma cidadã, isso me deixou muito feliz. Mesmo com a agenda cheia, ele encontrou um tempo para me atender e ver o projeto, e me garantiu apoio”.
Na terça-feira, 6 de junho, os assessores do deputado estiveram em Ilópolis e se reuniram com Bruna e com o prefeito Edmar Pedro Rovadoschi. “Nessa reunião ficou acertado que em aproximadamente 40 dias o deputado virá a Ilópolis para uma reunião com os prefeitos da região. Além disso, o prefeito se comprometeu em falar com os prefeitos do G-17, para apresentar o projeto e convidá-los para fazer parte”.
Segundo a bióloga, Rovadoschi se pôs a disposição para ajudar no projeto. “O projeto foi muito bem aceito pelo prefeito, ele se dispôs a ajudar na viabilização aqui em Ilópolis e nos municípios da região”.
Consórcio de municípios
Rovadoschi afirma que a castração e os problemas com o abandono é uma preocupação de toda a comunidade, e que o município vai colaborar para solucionar. “A comunidade cobra o município para que tome alguma providência, então juntamente com a Bruna e com outras pessoas também que já cobraram o município, a gente está tentando achar uma solução, sabemos que não é tão fácil, mas estamos buscando”.
O prefeito conta que está buscando parceria com outros municípios para viabilizar o projeto. “Estamos conversando com outros prefeitos, para quem sabe compor um consórcio e juntos implantarmos o projeto. Pois se apenas um implantar não vai resolver”.
Ele finaliza: “Com certeza somos parceiros e vamos fazer o possível para que o projeto se viabilize”.