Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueBióloga apresenta projeto de castração

Bióloga apresenta projeto de castração

Projeto foi encaminhado ao deputado estadual Gabriel Souza, que se comprometeu em auxiliar no debate para a implantação do projeto

A bióloga Bruna Baratto há muito tempo luta pela causa animal. A moradora de Ilópolis está sempre engajada na defesa animal, e uma de suas maiores preocupações é com o abandono e os maus tratos.

Bruna elaborou um projeto para castração de fêmeas felinas e caninas. Ela explica que esse projeto não é somente para Ilópolis, e que pode ser estendido a todos os municípios da região. “Na verdade, esse é um projeto que eu venho estudando há mais de um ano. Fiz um levantamento do município e também da nossa região, com ajuda de outras protetoras, de outras amantes da causa. Então, este é um projeto que envolve não só o município de Ilópolis, mas envolve também os demais municípios. O projeto já está com orçamento e ideias para contribuir”.

A bióloga ressalta que o projeto foi elaborado para contribuir com o município. “Eu fiz o projeto porque eu sou uma cidadã, acho que cada um tem que fazer a sua parte, a gente pode não só apontar, é importante também contribuir”.

O projeto consiste em adquirir um castra móvel e na formação de uma equipe técnica para realizar a castração. “No projeto está previsto a aquisição de um castra móvel. O custo ficaria em torno de R$ 180 mil. Claro, precisa também de uma equipe técnica para realizar a castração. Além disso, está prevista a chipagem dos animais castrados. Esse chip permitirá o acompanhamento desse animal e também inibirá o abandono”.

Bruna conta que o projeto prevê também como seria feita essa castração. “A ideia é ir com o castra móvel nas comunidades, cada dia iria para uma e faria a castração e a chipagem de todos os animais”.

Ela ressalta: “Temos que pensar nesse projeto como um benefício a longo prazo, diminuindo o abandono e os animais nas ruas estaremos combatendo outros problemas como as zoonoses. O investimento não é alto e o benefício vai perdurar, evitando maiores problemas para o Poder Público”.

Apoio do deputado

O problema com os animais é difícil de resolver, e muitas vezes os governantes não sabem como resolver.  Bruna ressalta que entende as dificuldades, e por isso pediu ajuda ao deputado estadual Gabriel Souza, que é veterinário e também militante da causa animal. “Encaminhei o projeto ao deputado, disse a ele dos nossos problemas e ele entendeu a necessidade, ouviu o grito de uma cidadã, isso me deixou muito feliz. Mesmo com a agenda cheia, ele encontrou um tempo para me atender e ver o projeto, e me garantiu apoio”.

Na terça-feira, 6 de junho, os assessores do deputado estiveram em Ilópolis e se reuniram com Bruna e com o prefeito Edmar Pedro Rovadoschi. “Nessa reunião ficou acertado que em aproximadamente 40 dias o deputado virá a Ilópolis para uma reunião com os prefeitos da região. Além disso, o prefeito se comprometeu em falar com os prefeitos do G-17, para apresentar o projeto e convidá-los para fazer parte”.

Segundo a bióloga, Rovadoschi se pôs a disposição para ajudar no projeto. “O projeto foi muito bem aceito pelo prefeito, ele se dispôs a ajudar na viabilização aqui em Ilópolis e nos municípios da região”.

Consórcio de municípios

Rovadoschi afirma que a castração e os problemas com o abandono é uma preocupação de toda a comunidade, e que o município vai colaborar para solucionar. “A comunidade cobra o município para que tome alguma providência, então juntamente com a Bruna e com outras pessoas também que já cobraram o município, a gente está tentando achar uma solução, sabemos que não é tão fácil, mas estamos buscando”.

O prefeito conta que está buscando parceria com outros municípios para viabilizar o projeto. “Estamos conversando com outros prefeitos, para quem sabe compor um consórcio e juntos implantarmos o projeto. Pois se apenas um implantar não vai resolver”.

Ele finaliza: “Com certeza somos parceiros e vamos fazer o possível para que o projeto se viabilize”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.