Visitas de influenciadores digitais tem tornado o ‘Bodegão’ conhecido em todo país
Por Manoela Alves
Quanta surpresa para os moradores de Anta Gorda e de toda região, quando em um domingo normal, durante o programa Domingão do Huck, passado na Rede Globo, deparam-se com um vídeo mostrando a bodega Goldoni, de propriedade de Leucir Goldoni, hoje com 73 anos.
Ele não esconde o sorriso ao contar: “começaram a me ligar e eu não tinha entendido o que estava acontecendo e falavam ‘olha, a bodega apareceu no Hulk’”, conta em meio a gargalhadas.
Com sua grande simplicidade, Goldoni conta como a bodega centenária, herança de seu pai, tornou-se conhecida na internet, após ser visitada pelos influenciadores Badin, o Colono e Chico Vendedor Raiz, ambos conhecidos por fazerem um humor gaúcho e de interior.
Indicação da bodega foi de amigos
Robson Moresco, foi quem intermediou a visita do Badin, entrando em contato e intermediando a visita. “Com o Chico, eu entrei em contato há mais de um ano, para conversar sobre o Bar do Leucir, e o Mauricio Cechin foi quem fez a intermediação para que ele viesse a Anta Gorda, conhecer essa relíquia do município”.
Casa centenária
O local onde está a bodega, na comunidade da Linha Borghetto, interior de Anta Gorda, acredita-se que tenha sido construída por volta de 1880 e mantem as características originais.
“Eu nasci aqui nessa casa, morei a minha vida inteira nesse local, criei meus três filhos aqui, duas moças e um rapaz, e formei todos na faculdade. O dinheiro sempre veio desta bodega, por isso, tenho muito orgulho. Não fiquei rico e não quebrei, mas trabalhei muito”, fala Goldoni.
Goldoni e seu comércio não possuem perfis nas redes sociais. “Sempre me rodearam para fazer, mas eu nunca quis, nem entendo direito dessas coisas”.
Ele continua: “O Chico, quando esteve aqui, eu nem sabia o que ele fazia na internet. Pensa em um homem alto, que quase não passa na porta”, diverte-se o proprietário. “Conversamos muito, mostrei tudo a ele, ficamos mais de duas horas por aqui”.
Quando questionado sobre essa mudança, dos tempos antigos de sua bodega para a modernidade de hoje, Goldoni diz não se abalar ou surpreender.
“Meus clientes vêm até aqui porque me conhecem, sabem como trabalhamos, com produtos de qualidade. Eles vêm, conversam, tomam um trago, compram o que precisam e pronto. É tudo muito simples, a essência da simplicidade não muda, por isso estamos aqui há mais de 100 anos”.