Essa matéria é exclusiva para assinantes.

Já sou assinante!

InícioMunicípiosArvorezinhaCasa de Cultura passará por restauro

Casa de Cultura passará por restauro

Objetivo é a elaboração de um projeto moderno, que possibilite a readequação de espaços

Um dos prédios públicos mais antigos de Arvorezinha poderá ser modernizado. A Casa da Cultura Nelson Lima (antiga prefeitura) deve passar, por um processo de restauro. Um dos principais objetivos é a readequação de espaços.

Conforme a secretária de Cultura e Turismo, Gesmari Zen, está sendo feito um projeto cultural pela LIC onde iniciou-se um resgate da história da Casa da Cultura. “Após começamos a buscar documentos como a escritura, certidão atualizada e fizemos um levantamento de como o prédio está atualmente, apontando os problemas que ele apresenta de estrutura e infraestrutura. Infelizmente, depois de 1961, quando a prefeitura adquiriu esse espaço, ele nunca foi restaurado. Como toda a parte superior é em madeira, existem muitas goteiras no teto além de ele estar caindo. As janelas estão podres e o assoalho em péssimas condições”, comenta.

Sobre a elaboração do projeto arquitetônico, primeiro passo para a obra, Gesmari salienta: “Penso em fazer um projeto bem contemporâneo, aproveitando toda a estrutura externa da Casa da Cultura. Penso que deve haver uma biblioteca moderna com acesso à internet para que as pessoas consigam baixar livros em PDF e também um museu com espaço e iluminação adequados”, revela.

Ela segue: “É uma obra que precisará de arquitetos, engenheiros civil e elétrico, pois necessitamos de projeto técnico, projeto de climatização e outros. Cabe salientar que os orçamentos com as empresas de arquitetura já foram feitos e não será o valor que vai determinar o vencedor, mas sim a experiência que o profissional possuiu e a comprovação de trabalhos dentro da área de restauro”, explica.

A secretária finaliza salientando o porquê a Administração Pública optou em restaurar o prédio. “Ele tem um grande valor emocional, além de que sua estrutura externa é muito boa. Se desmancharmos perderemos uma parte de nossa história. O edifício tem para Arvorezinha um valor inestimável por ser ele praticamente um dos poucos que ainda existem no município, ter sido a primeira sede da Prefeitura Municipal, sede da Câmara de Vereadores, estar localizado em frente ao Morro Matriz, na rua mais antiga da cidade, junto a uma praça recém-construída e também por abrigar o nosso fazer cultural. Considerando também que não apresenta indícios de danos estruturais”.

A primeira etapa do projeto Cultural é para contratar uma empresa para fazer o projeto arquitetônico de restauro e a segunda etapa é o restauro do prédio. O Projeto deverá ser cadastrado na LIC em breve.

 

 

Breve histórico

Construído por volta de 1957/1958 tendo como proprietário o Arthur Radaelli que também possuía ao lado, um hotel. Foi edificado como uma grande garagem no piso térreo, que servia de estacionamento para atender os seus hospedes, dentre eles muitos viajavam com caminhões de carga, exigindo assim que ela tivesse um pé direito alto. No segundo piso funcionava um salão de baile.

Em 11 de janeiro 1962, o prédio foi adquirido para instalação da Prefeitura Municipal, sendo necessária a realização de adequações. No período de 1989/1990 houve a necessidade de ampliar o prédio para a instalação da Câmara Municipal de Vereadores que até então funcionava junto a prefeitura.

A partir de 02 janeiro de 2009 através da Decreto Nº 1556-A, o prédio passou a ser sede do Centro Municipal de Cultura. Em 05 de novembro de 2014 através da Lei 2566 o prédio passa a denominar-se Casa de Cultura Nelson Santos de Lima.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.