Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueCom apoio da comunidade escolar implantação da Escola Cívico Militar é aprovada

Com apoio da comunidade escolar implantação da Escola Cívico Militar é aprovada

- Advertisement -

A votação foi realizada no formato online e presencial

Na última segunda-feira, 10, a Secretaria de Educação de Nova Alvorada, em conjunto a Administração Municipal, realizou uma audiência pública com a comunidade escolar para explicar a implantação do modelo Cívico Militar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edílio Luiz Chesties.

A secretária de Educação, Loreni Romanini de Oliveira, explicou a importância de realizar esta mudança em Nova Alvorada. “Na última semana nós fomos recebidos em Porto Alegre pelo coordenador deste projeto, Marcelo Borella, que incluiu o projeto do nosso Município. Desde então, pelo curto período de tempo, nós temos corrido para entregar toda a documentação necessária para que seja aprovado este modelo”, explica.

O educador Samir Casagrande auxiliou na apresentação, tirando dúvidas e explicando o modelo de ensino. “A Escola Edílio tem estrutura, é muito bem organizada e possui professores qualificados, que irão conseguir desenvolver muito bem as atividades pedagógicas e com certeza irão se integrar com facilidade neste novo método. Ainda, poderemos ofertar recursos maiores para contemplar os aspectos pedagógicos e organizar melhor crianças e adolescentes, melhorando a qualidade do ensino na rede municipal”, explica Samir.

 “Nós só queremos o melhor para Nova Alvorada, por isso apostamos na Escola Cívico Militar”

 O prefeito de Nova Alvorada, Edilson Romanini, explica que o anseio por melhorar cada vez mais o ensino e a qualidade de vida à comunidade é a prioridade de sua gestão. “Desde que surgiu a ideia eu fui em busca de informações, de ver se este método realmente funciona, se era viável ao nosso município e como seria o processo. Eu fiquei surpreso positivamente com a qualidade e aceitação deste método. Nós queremos só o que for melhor para Nova Alvorada, por isso estamos apostando na Escola Cívico Militar”, diz Edilson.

“Nós entendemos que com a implantação dessa escola irá melhorar questões como regramento, responsabilidade e civismo. Eu vejo que onde tem esse modelo de escola, tem lista de espera, isso mostra que o sistema funciona, os pais apoiam este método. Com essa implantação estamos dando a oportunidade ao nosso Munícipio de ter uma escola muito bem conceituada. Nós, da Administração e Secretarias, vamos dar todo o apoio possível para que tenham todas as condições para funcionar, desde espaço físico, melhorias e adequações na estrutura”, explica o prefeito.

Implantação do modelo Cívico Militar é aprovado por quase 100% da comunidade escolar

A prioridade para vagas é de quem já frequenta a escola

Uma das dúvidas levantadas durante os questionamentos foi de como será realizada a seleção de alunos para ocuparem as vagas escolares. “A prioridade é de quem já é aluno da Escola Edílio e demonstrar vontade de iniciar neste método de ensino. Após serão aberta vagas para quem demonstre interesse, por fim, se sobrar vagas poderemos abrir para pessoas de fora do município. Não pensem nisso de uma forma ruim, como se alguém de fora pudesse tirar vagas de alunos de Nova Alvorada. Isso tudo será debatido com calma, explicando, e todo processo será feito da forma mais transparente possível”, explana o prefeito.

 O que é uma Escola Cívico Militar?

O Programa Nacional das Escolas Cívico Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático, pedagógica e administrativa.

Este modelo tem a participação da escola e apoio dos militares. A cada 90 alunos matriculados é necessário um monitor, que será um membro aposentado da Brigada Militar, que fará o monitoramento de pátio e corredores, além de incluir a parte cívica e de organização. Neste modelo escolar o uso de uniformes é obrigatório, assim como a Hora Cívica.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.