“O prefeito não faz o básico e fica inventando essas coisas”, diz vereador
Por Oneide M. Duarte
Na noite desta segunda-feira, 20 de junho, apenas um Projeto de Lei foi apresentado e votado, durante Sessão Ordinária do Poder Legislativo. Trata-se do Projeto de Lei n°051/2022, que altera o estacionamento, parada e permanência de veículos na Rua Carlos Scheffer entre as Ruas João Ferri e Rua Agromate, em frente à Prefeitura Municipal. O projeto retornou para a casa, após ter sido baixado para estudo na sessão anterior.
Antes da votação do projeto, foi feita declaração de vacância do cargo do vereador Edelberto Colognese Gehlen, o Beto, falecido no último dia 14 de junho. “Fica declarada a extinção do mandato de vereador Edelberto Colognese Gehlen, bem como fica declarada a vacância do cargo de vereador”, disse o presidente do legislativo Fabiano Pancotte. Em seguida foi empossado vereador, o primeiro suplente do PDT, Irineu Zatt Vitali, que assumiu o cargo, deixado por Beto.
Já durante a discussão do projeto que trata do estacionamento rotativo, o vereador Eberson Coradi, líder da bancada do PDT votou contra o mesmo, argumentando que a mudança não irá aumentar as vagas de estacionamento no local. Coradi acredita que não tem ninguém para fiscalizar e se tiver vai acabar sendo a Brigada Militar que poderá multar muitos motoristas. “O prefeito não faz o básico e fica inventando essas coisas”, disse o vereador que orientou os demais colegas de partido a votarem contra o Projeto de Lei. A orientação foi seguida pelos colegas de partido.
Clóvis Romam do PSDB e base do governo votou contra o projeto, argumentando que o projeto foi colocado em prática antes mesmo de ser votado e sem estudo técnico. “Sou contra, assim como sou contra a mão única ali na Osvaldo Aranha, não vejo sentindo essas duas quadras com mão única, e que não aumenta o número de vagas”, afirmou o vereador.
O projeto foi votado e aprovado por cinco votos a quatro
Grande expediente
Durante o grande expediente o vereador empossado, Irineu Zatt Vitali agradeceu o apoio dos colegas, prometendo trabalho e empenho. “Serei vereador Indistintamente de sigla partidária, pois quero trabalhar pelo povo de Arvorezinha” disse Irineu Zatt Vitali.
Já Saluar Dalbosco se despediu do cargo, lembrando que esteve como vereador em função do afastamento por 30 dias do titular Emir Colognese. “Agradeço a confiança de todos, e muito obrigado por esse tempo que estive aqui”.
O vereador Eberson Coradi falou do seu projeto que será colocado em votação na próxima sessão, onde o qual visa preservar o salário dos aposentados contra empréstimos consignados de instituições bancárias de fora do município, que segundo ele, estão fazendo contato telefônico com aposentados e pensionistas, e colocando um valor na conta dos mesmos, sem consentimento, e financiando em até 84 parcelas, comprometendo em 30% os salários. “Está sendo uma fraude em todo o Brasil e essa lei visa proibir isso em Arvorezinha, onde os bancos e instituições só podem fazer os consignados com a presença física dos aposentados”, defendeu Coradi.