Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosArvorezinhaEleição para definir a nova diretoria do STR deve ocorrer em setembro

Eleição para definir a nova diretoria do STR deve ocorrer em setembro

Entidade tem à sua frente uma junta governativa que para manter suas portas abertas

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Arvorezinha, com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), organiza para o dia 26 de setembro, a eleição da nova diretoria da entidade, que até então está sob à coordenação de uma junta governativa presidida por Leonir Sabadin Saibo Macedo, o Badé.

O prazo para registro de chapas já está aberto, encerrando-se em 26 de agosto. Interessados em concorrer ou obter mais informações, podem entrar em contato com o STR. Atualmente a entidade conta com apenas sete associados ativos, sendo que para poder formar uma chapa para concorrer à diretoria permanente, deve ter no mínimo 12 integrantes, conforme explica a assessora jurídica da Fetag, Elaine Terezinha Dillenburg.

“A diretoria deve ser formada por no mínimo 12 pessoas, sendo quatro diretores efetivos, quatro diretores suplentes, três integrantes do conselho fiscal titular e três integrantes do conselho fiscal suplente”, revela ao divulgar os pré-requisitos para o processo eleitoral. “Para poder votar na eleição, é preciso estar associado ao STR até dez dias antes dela. Já para concorrer, o associado tem que ser agricultor e estar em dia com o STR. Quem tiver interesse pode procurar o STR”, frisou ela.

Conforme Elaine, a Fetag já esteve em Arvorezinha por algumas vezes, auxiliando na tentativa de revitalização do STR. “Fizemos primeiramente a eleição da junta governativa, que tem mandato provisório e tem a competência de fazer um processo de eleição para a diretoria permanente. Também foi feita uma diferenciação nas mensalidades para chamar as pessoas a se associarem e poder haver ao menos uma chapa para concorrer”, destaca.

Ela ressalta a importância de manter o STR atuante em Arvorezinha. “O STR oferece prestação efetiva de serviços, representação, cadastros, encaminhamento de benefícios previdenciários, orientações, enfim, os agricultores precisam ter um STR forte e consolidado para poder atendê-los. A meta da Fetag é reconstruir a credibilidade que sabemos que o STR de Arvorezinha já teve por um longo período”, enfatiza.

 

O que acontece caso não haja formação de chapa

De acordo com Elaine, terminado o prazo da junta governativa e caso não haja formação de chapa para uma diretoria permanente, a Fetag irá providenciar uma nova junta governativa e debater com os integrantes da categoria a possibilidade da dissolução do STR, o qual deve passar então a fazer parte de uma outra base territorial, de um sindicato vizinho ao de Arvorezinha, definido em assembleia. “O STR precisa ter alguém que responda por ele, e se não tiver interessados para compor a diretoria, a entidade infelizmente terá que ser extinta, o que para nós é lamentável, pois sabemos do potencial que tem o município de Arvorezinha, com uma economia baseada na agricultura”, salienta Elaine.

Ela segue explicando: “Se aprovada a extinção do STR de Arvorezinha, passando este a pertencer à base territorial de Anta Gorda, por exemplo, a Fetag vai estar na coordenação desse processo comunicando o STR escolhido para fazer uma assembleia com os associados de ambos os municípios para estes aprovarem essa fusão. Mas deixemos claro que a intenção da Fetag é resgatar o STR de Arvorezinha em função do histórico que ele possui. Já teve uma infinidade de associados e vemos que há potencial para resgate destes”, afirma ao destacar: “O patrimônio do STR (prédio e terreno) não pode ser vendido, e caso a entidade seja extinta, uma assembleia irá definir para quem fica: ou para uma entidade sindical ou para a Fetag”, finaliza.

O STR que por um período ficou de portas fechadas, agora está atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.