As telas foram entregues aos professores e alunos e serão utilizadas em sala de aula
A quarta-feira, 22 de dezembro, foi um dia de comemoração na Escola Agrícola Florestal e Ambiental (Emafa), de Ilópolis. Nesse dia foram entregues as telas interativas adquiridas pela Secretaria de Educação e também o totem de identificação da escola.
As telas interativas serão mais uma ferramenta de aprendizagem para os alunos, e um facilitador para os professores. O diretor da Emafa, Marcelo Rabaiolli, comemora a chegada das telas. “Eu tenho mais de 20 anos envolvidos com Educação, e nesse período já vimos muita tecnologia passar pelas salas de aula, mas posso te dizer que as telas interativas vêm para mudar a prática de sala de aula, para mudar a estrutura de ensino e aprendizagem, é uma ferramenta que vai auxiliar muito, principalmente no estímulo ao aluno a focar em sua aprendizagem”.
Ele salienta: “As telas são celulares gigantes, que tem o mundo num simples toque na frente dos alunos, então a nossa escola teve o privilégio através do Poder Público de estar substituindo os quadros antigos por quadros digitais”.
Foco na aprendizagem
Em conversa com alunos, a secretária de Educação Sandra Faion Forti ressaltou que o investimento nas telas interativas teve como objetivo qualificar a aprendizagem. “Nós compramos as telas e agora vamos dar treinamentos aos professores, para que possam ter os conhecimentos necessários para inserirem nas suas aulas. Pois a tecnologia está aí, e ou nós acompanhamos o avanço do mundo ou ficamos para trás, e vocês com todo potencial que têm irão acompanhar o desenvolvimento e ajudarão aos professores. Afinal, o que temos aqui é uma relação de aprender e ensinar”.
A secretária afirma que os alunos da Emafa têm o privilégio de serem contemplados com as telas. “Acho que vocês são privilegiados com a tecnologia dentro da escola, são poucas as escolas que têm a oportunidade de receber tecnologia como essa, e nós colocamos em todas as salas de aula, pois entendemos que é um recurso importante para potencializar a aprendizagem, pois vocês são o foco do nosso trabalho, é por vocês que estamos aqui”.
Ela ressalta: “A partir de agora vocês poderão ser os protagonistas da aprendizagem de vocês, afinal o recurso para pesquisas, para fazer novas descobertas está aqui na mão. Pois a verdadeira aprendizagem é aquela que nós mesmos vamos em busca, quando descobrimos o porquê e como das coisas pela nossa curiosidade. Em 2022 vamos levar a tecnologia para a Emei Criança Feliz, mas lá como eles são pequenos serão mesas digitais”.
Nova Ferramenta
Para o professor de Educação Ambiental, Cassio Tomasini, o mundo de hoje exige que haja mudanças na forma de adquirir conhecimento, e segundo ele, as telas serão fundamentais para esse novo modelo de ensino e aprendizagem. “Nós vivemos uma revolução da informação, o acesso à informação é muito importante, querendo ou não nós vivemos em um mundo tecnológico. E a escola, como um laboratório social, tem que ser protagonista, por isso vejo com muito bons olhos a chegada dessas telas, pois com elas conseguiremos acompanhar o desenvolvimento tecnológico. É uma ferramenta muito importante não só para os alunos, mas também para nós professores”.
Os alunos da 7ª série ficaram encantados com a nova tecnologia e fizeram questão de se manifestar. “Essas telas trarão muitos benefícios para nós alunos, as aulas serão mais diversificadas, vamos poder apresentar trabalhos e fazer pesquisas, temos dois anos pela frente para aproveitar essa tecnologia”, afirma a aluna Laís Alba.
Da mesma forma, o aluno Pablo Henrique Dalago se diz animado com a nova ferramenta. “Vai ser uma ferramenta nova de aprendizado, quando o professor estiver explicando ele vai conseguir mostrar na tela, vamos conseguir visualizar, além de fazer pesquisas”.
Totem
Além das telas, um totem de identificação da escola também foi entregue à comunidade escolar. Sandra explicou o porquê desse investimento. “Esse totem vai identificar a escola, as pessoas que não são de Ilópolis passavam por aqui e não sabiam que era uma escola, agora saberão que se trata de uma instituição de ensino. Até pela questão de segurança, pois sabendo que se trata de uma escola os motoristas também terão mais cuidado ao trafegar nas proximidades”.