O empreendimento movimenta, alimenta, sistematiza e acompanha os programas de captação de recursos dos governos Federal e Estadual
Por Oneide Marcos
Há 13 anos no mercado, a empresa Educativa Desenvolvimento Humano, sediada em Camargo, presta um serviço de relevância a 14 municípios, situados na região Norte do Estado e região do Alto Uruguai.
“A empresa existe há mais de uma década, mas passou a atuar mais especificamente na área de gestão dos programas de recurso federal, nos últimos quatro anos”, conta o sócio proprietário Samir Casagrande, que administra a empresa junto a outros dois fundadores. A equipe de trabalho é composta por mais seis colaboradores.
A equipe está presente com frequência nos municípios atendidos, a fim de poder entender as demandas e gerenciar o processamento necessário, com a maior qualidade possível. “É uma empresa de assessoramento técnico para Secretarias de Educação, assim como Secretarias de Saúde e Assistência Social, onde nós movimentamos, alimentamos, sistematizamos e acompanhamos os programas de captação de recursos dos governos Federal e Estadual. Eu atuo respectivamente na área de captação de recursos para a educação, ou seja, alimento sistemas para aquisição de ônibus, ampliação e reforma de escolas, cadastros de novas escolas, enfim. Ainda, atuo na documentação, estrutura, concelhos, parte administrativa da Secretaria de Educação; e na área pedagógica, na observação, acompanhamento, controle e monitoramento dos sistemas de avaliação, especialmente do SAERS, para qualificar e ampliar os indicadores educacionais dos municípios”, explicou.
E seguiu: “Além desse trabalho técnico, nós também trabalhamos com formação continuada para professores e profissionais da educação, onde desenvolvemos diversas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, as questões de saúde na escola, as questões da organização administrativa, programas e processos relacionados ao que tange o trabalho em educação”, acrescentou.
Ele destaca que, por vezes, os municípios deixam de ganhar um recurso por falta de documentação adequada. “O Governo Federal lança os editais, os programas, dá um prazo, e a partir disso existem as exigências da documentação necessária para estruturar a solicitação e justificar a demanda. Então, fica a cargo do município buscar o enquadramento no regramento que o governo determina”, disse.
Sobre a principal dúvida dos municípios, quando a questão é buscar recursos, Casagrande revela: “A principal dúvida é sobre qual programa está disponível, pois há uma série de possibilidades, sendo que a maioria delas parte das emendas parlamentares. Mas existem também muitos programas voluntários do Governo, que já vêm com encaminhamentos de pré-seleção. O caminho é deixar em dia a documentação da secretaria, a documentação do Conselho Municipal de Educação, organizar os processos de avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação, o qual encerra seu decênio neste ano, e a partir de 2025 vai trazer todas as demandas que precisam ser cumpridas até o final de cada mandato, relacionadas ao compromisso legal que os municípios fizeram com a oferta da educação. É importante que cada um revise seu plano e, a partir dele, exija a movimentação relacionada ao Governo, sendo os apoios parlamentares de deputados e senadores, e também recursos voluntários, que vão depender da oferta e disponibilidade do Governo Federal”, explicou.
Casagrande enfatizou que o conhecimento para atuar nessa área vem pelo exercício e pela prática. “Nós viemos de uma boa caminhada de trabalho enquanto gestores de educação, depois nos envolvemos nesses processos e, a partir disso, fomos aprendendo com as experiências da própria prática”, afirmou.
Empresa também esteve no Ceará
Casagrande afirmou que a Educativa Desenvolvimento Humano também fez uma visita técnica em Sobral, no interior do Ceará: “Buscamos conhecer a experiência das práticas e metodologias utilizadas por aquele município, para poder garantir a qualificação dos indicadores de aprendizagem; visto que Sobral é a cidade com o maior IDEB do Brasil, 9.6, o que é algo muito importante, e tem algumas metodologias bastante significativas, que partem da valorização dos processos de magistério, a capacitação, formação continuada, para qualificar os estudantes e os professores, para com as avaliações externas”.
Ele segue: “A realização de um sistema de controle e acompanhamento dos indicadores educacionais do município, e a partir disso, ofertando qualidade nas estruturas físicas das escolas, ampliação da carga horária educacional, em tempo integral, são os desafios de uma boa gestão. Além disso, a seleção dos diretores escolares, a partir do edital público, faz com que os indicadores de alfabetização sejam elevados. Então, a nossa visita foi para conhecer essas experiências, entender metodologia ver processo, qual é a base legal, como é a estrutura metodológica, utilizada pelo município para replicar e dar suporte para os municípios que queiram inovar em suas práticas e qualificar os indicadores de educação”, finaliza Casagrande.