Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueEquipe do Fontoura Xavier Futsal começa os treinos em abril

Equipe do Fontoura Xavier Futsal começa os treinos em abril

Por Fabiana Borelli

O Fontoura Xavier Futsal começa a se preparar para a temporada de 2022, que novamente será com a disputa do Gauchão Série B de Futsal, uma vez que a direção optou por não disputar a Série A, acesso que conquistou no campeonato de 2021.

O diretor da equipe, Luiz Carlos da Silva Brum, o “Nanico”, explica os motivos da decisão e fala da expectativa para a temporada deste ano. “Nós analisamos e decidimos ficar na Série B porque o nosso orçamento é baixo em relação às outras equipes, e nossos atletas não se dedicam exclusivamente ao futsal. Mesmo assim, a nossa expectativa é de fazer, mais uma vez, uma boa campanha, da mesma forma que vem sendo feito nos últimos quatro anos que participamos”.

- Advertisement -

Nanico fala das mudanças no elenco e na comissão técnica. “Tivemos algumas mudanças no nosso elenco para essa temporada. Além disso, estamos com um novo técnico, o professor Javali, que é um treinador experiente e foi campeão por onde passou, com certeza vai agregar muito ao nosso elenco”.

O Campeonato Gaúcho da Série B inicia no final de maio, mas o Fontoura Xavier Futsal inicia os treinamentos em abril. “Vamos continuar com os treinos duas vezes por semana, na terça-feira e na quinta-feira. Iniciamos os treinos em 12 abril, pois queremos estar preparados fisicamente e tecnicamente para começarmos a temporada bem”.

Equipe de transição

Diferente da equipe principal, a equipe de transição continua sob a responsabilidade do professor Roberto Brum, que também trabalha no projeto Segundo tempo, que leva o esporte para as crianças de Fontoura Xavier.

Professor Javali

O treinador Clóvis Augusto Kümpel, conhecido como “Professor Javali”, dispensa apresentações quando o assunto é Futsal. Formado em Educação Física, o novo comandante possui passagens por UPF (Passo Fundo), ASF (Soledade), Ulbra Saúde (Passo Fundo), Assoeva (Venâncio Aires), América (Tapera), SASE (Selbach), AMF (Marau) e XV de Novembro (Vila Maria), tendo conquistado o acesso para a Série Ouro quatro vezes e para a Série Prata em três oportunidades.

A carreira de Javali é marcada por títulos. É tricampeão da Copa Abertura da Série Ouro (2002, 2003 e 2006), campeão estadual Juvenil (2004), campeão da Série Bronze (2017) e campeão da Liga Gaúcha 3 (2019).

O treinador fala sobre o convite para treinar o Fontoura Xavier Futsal e os motivos que o levaram a aceitar o desafio. “Eu estava acertado com a equipe de Vila Maria, mas eles desistiram de disputar o campeonato de 2022. Quando me desliguei da equipe de Vila Maria, o Brasil de Pelotas me convidou, mas como é longe e eu tenho outra atividade paralela ao Futsal, não aceitei. Então, o Tiago Zanotelli me ligou e, como sei que eles fazem um trabalho sério, que cumprem com os acordos, não tive dúvidas em aceitar”.

Javali fala sobre a decisão da equipe de permanecer na Série B. “O FX Futsal é uma equipe extremamente organizada. Mesmo optando por permanecer na Série B, podemos repetir a temporada de 2021 e fazer um bom trabalho agora em 2022. É um local que nunca trabalhei, mas estou muito feliz em estar aqui”.

Mesmo não tendo trabalhado com os atletas do FX Futsal, Javali afirma que conhece todos os atletas e considera o elenco forte para a disputa do campeonato. “Temos uma equipe capaz de lutar pelo campeonato. O ano passado eles conseguiram acesso, é um grupo vencedor, mas por questões de orçamento e de estrutura decidiram ficar na Série B. Mas tenho certeza que a motivação deles vai ser total, pois esse campeonato é forte e tem grandes equipes na disputa”.

Ele finaliza: “Claro que pela campanha de 2021 vamos ser vistos com outros olhos, como uma das equipes favoritas, mas a Liga Dois é muito difícil, como disse, são equipes muito qualificadas e a nossa chave é muito difícil, as seis equipes tem condições de se classificar. Será um campeonato muito difícil, mas vamos chegar fortes para a disputa”.

Nanico Brum, diretor do FX Futsal

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.