Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueEstiagem afeta famílias em Campo Novo

Estiagem afeta famílias em Campo Novo

Por Willyan P. Borges

 

Clarice Meaza, 42 anos, moradora da localidade de Campo Novo, interior do município, casada e mãe de dois filhos, é uma das várias famílias que vêm passando dificuldades em relação à água, devido à estiagem. Clarice falou do desafio de viver sem esse bem precioso, a água: “A situação está difícil, não temos água nem para cozinhar, beber ou tomar banho; recentemente a prefeitura passou a trazer água para a gente, mas precisamos deixar acumular roupas para podermos lavar tudo de uma só vez”.

A moradora afirmou que é o terceiro ano consecutivo sem água na localidade, e que esse ano está sendo o pior, visto que não há água na fonte, que acabou secando; sobre a situação dos animais, ela falou que tudo está sob controle, já que eles não têm tantos animais, mas o problema está nas plantas, porque ou a família bebe a água, ou rega as plantas. Toda quinta-feira a prefeitura leva água para a localidade, mas essa água é apenas para a família banhar-se, fazer comida e lavar roupa. Para beberem, eles precisam comprar.

Clarice falou sobre o desafio da comunidade não ter um poço artesiano, com algumas exceções: “Algumas famílias têm poço artesiano, mas a água não chega até nós, devido aos quebra-molas; a princípio queríamos fazer um poço com os vizinhos, o prefeito mandou a gente fazer uma lista, mas estamos na fila de espera”. Ela também afirmou que não é apenas em Campo Novo que sofre com a falta de água, mas em outros locais também como em Guavirova.

Maria Inês Meaza, mãe de Clarice, 78 anos, mora com a filha, genro e netos, natural de Espumoso, e moradora da comunidade há 51 anos, afirmou ter visto muitas estiagens e chegava a ir aos vizinhos lavar roupas. “Nós nos acostumamos a viver aqui na localidade. E se formos embora, o problema vai junto”.

Clarice falou que a maior dificuldade em seus 42 anos de vida é a água, porque a fome se pode dar um jeito, mas sem água a pessoa pode morrer mais rápido do que se não comer. “A fome é insuportável, mas a sede é pior. Quando sentimos sede, temos que beber água”, finalizou a moradora.

Água levada pela prefeitura a cada sete dias; créditos: Oneide Marcos

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS