Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosCamargoFloricultura Chitolina é referência em flores e jardins

Floricultura Chitolina é referência em flores e jardins

Há cinco anos no mercado, Márcia e Fabiano se dedicam a embelezar jardins

Por Manoela Alves

Localizados na comunidade de São Pedro do Gramado, interior de Camargo, a Floricultura Chitolina, dos proprietários Fabiano e Márcia Chitolina, é referência quando se trata de embelezar jardins, cultivo de árvores frutíferas e suculentas. Com uma vasta produção de mudas, o casal conta que mesmo estando no ramo há alguns anos, ainda tem seus desafios diários.

- Advertisement -

“No ramo de floricultura e paisagismo estamos atuando há cinco anos, mas outros itens, como flores da estação, já produzimos há 15 anos. Nossa maior dificuldade é montar um jardim que fique bonito, como o cliente quer, e que caiba no orçamento estipulado. Infelizmente como tudo hoje sofreu com a alta dos preços, nosso ramo não foi diferente, ainda mais porque dependemos de frete para recebimento e entrega dos produtos”, explica Márcia.

Ela continua: “Nós estamos vindo de dois anos seguidos de estiagem e um período de pandemia, isso retrai os clientes, pois os tempos são de insegurança financeira, por isso buscamos ao máximo a satisfação dos nossos clientes, tanto na produção do jardim quanto nos custos e orçamentos contratados”.

Tudo começou com o cultivo de verduras

Trabalhar com a terra e semear o solo sempre esteve presente na vida do casal, pois iniciaram sua produção com o cultivo de verduras. “A produção de verduras depende muito do clima, e quando passamos por intempéries, dificulta a entrega de um produto de qualidade aos clientes. Nós sempre trabalhamos com mudas de flores também, e começou a surgir a demanda para paisagismo. Tudo se iniciou com pequenos trabalhos, mas um grande sonho”, continua o casal.

Hoje a floricultura executa grandes trabalhos, não apenas em Camargo, mas em toda região, fornecendo opções de paisagismo residencial e de espaços públicos, além de produzir mudas de flores, suculentas e cactos, plantas para ambientes internos ou externos, vasos, cachepôs, enfeites para jardim e grande quantidade e variedade de orquídeas.

“A maior parte de nossos produtos é entregue diretamente na residência do cliente, encaixando os pedidos nos roteiros de entregas mensais ou semanais. Em datas especiais, como dia das mães ou finados, trabalhamos com reservas antecipadas, além da venda de grama e árvores frutíferas por encomenda”, explana Márcia.

Projetos junto às escolas da região

Márcia e Fabiano contam também que eles recebem as crianças das escolas da região para visitação no espaço, ensinando um pouco aos pequenos como é feito o cultivo das plantas, cuidado com as flores e com as estufas de mudas.

“Como trabalhamos externamente também, pedimos sempre que as escolas e professoras possam agendar a visita, pois podemos preparar algo divertido para as crianças. Na última semana, em que foi celebrado o dia do meio ambiente, nós pudemos trabalhar junto às escolas projetos de conscientização e preservação”, explica.

Amor em cada jardim e cada planta

Realizar um projeto de paisagismo não é apenas a distribuição de plantas, flores e gramas, mas sim, é a dedicação, o olhar atento para as condições de sombra e sol para a manutenção integral do jardim, para que ele não seja belo apenas na conclusão do trabalho, mas que ele sempre encante quem olhar.

“Sabemos que as vezes é difícil equilibrar orçamento para fazer tudo que queremos, mas a satisfação do cliente é muito gratificante. Fazer algo que deixa as pessoas felizes com os resultados é o que nos motiva a cada dia, mesmo diante das adversidades. Nós fazemos com carinho cada jardim, em cada lugar deixamos um pouquinho de nós, da nossa dedicação e cuidado. Essa é uma profissão que fazemos com muito amor”, finaliza.

O casal convida a todos que queiram conhecer seu trabalho e fazer uma visita na floricultura. O atendimento inclui finais de semana e os pedidos e contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (54) 99679-6417 com Marcia e (54) 99918-5269 com Fabiano. Também os trabalhos podem ser conferidos nas redes sociais, Facebook e Instagran, de Márcia Lazzarotto Chitolina.

Projetos de paisagismos realizados pelo casal.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.