Por Oneide Marcos
A Junta de Serviço Militar de número 245, localizada junto à Prefeitura Municipal de Nova Alvorada, está com prazo aberto para o alistamento militar obrigatório dos jovens que completam 18 anos em 2025. O prazo vai até o dia 30 de junho.
Conforme o secretário da Junta, Alcioni Tobias, todos os jovens do sexo masculino nascidos em 2007 devem realizar o alistamento dentro do prazo, sob pena de ficarem em débito com o serviço militar. “Quem não se alistar estará sujeito a restrições e penalizações, como a impossibilidade de tirar passaporte, ingressar em cargo público ou fazer matrícula em instituições de ensino superior”, explica Tobias.
O alistamento pode ser feito online, pelo site alistamento.eb.mil.br, ou diretamente na Junta Militar 245, que atende junto à sede da Prefeitura Municipal. O atendimento é realizado em horário comercial e orientações sobre documentos necessários também podem ser obtidas no local.
O Ministério da Defesa reforça que o alistamento é obrigatório por lei e representa um compromisso com o país.