Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueLeia o Tititi com exclusividade

Leia o Tititi com exclusividade

Reação da Polícia

        O caso Paula Perin Portes ganhou mais um capítulo nesta semana com as entrevistas dos advogados de defesa dos acusados, após o início das audiências no Fórum de Soledade. A estratégia ao que tudo indica é tentar desmoralizar a Polícia para desqualificar o trabalho realizado e enfraquecer as provas contidas no inquérito, e para isso se usam da imprensa. Não é a primeira vez que advogados usam essa estratégia, especialmente em casos que envolvem crimes graves e vasto material comprobatório. A surpresa neste caso ficou por conta da reação da delegada Dra. Fabiane Bitencourt, que na mesma hora convocou uma entrevista coletiva e respondeu à altura.

A delegada destacou que essa é apenas uma jogada para retirá-la do processo como testemunha do caso, já que é uma das principais testemunhas. A delegada conta com o apoio da entidade associativa dos Delegados de Polícia, de toda a imprensa da região, que acompanhou e registrou o seu esforço, e de sua equipe para elucidar o caso. As declarações dos advogados repercutiram muito mal junto à comunidade e geraram um movimento de comoção em defesa da seriedade e do trabalho da Polícia Civil.

Caso Paula

O caso Paula Perin Portes estava na lista para ser mais um daqueles conhecidos “crimes perfeitos”, que se acumulam em pilhas de inquéritos nas Delegacias de Polícia da região. Quando a opinião pública toda sabe quem são os autores, como foi que o crime ocorreu, mas a polícia não consegue reunir provas suficientes no inquérito para prender e punir os autores. Entre homicídios como o caso Tchéti, em Arvorezinha, e o sumiço de Jacir Potrich, em Anta Gorda, são dezenas de casos. Porém, contrariando as estatísticas, a Dra. Fabiane Bitencourt resolveu arregaçar as mangas e ir fundo, localizou o corpo, coletou provas, prendeu acusados. Tudo isso não fez sozinha, foi com o aval do Judiciário e sua equipe, portanto é um desrespeito não só a ela, mas a todos os cidadãos de bem da região e a sociedade, colocar em dúvidas a idoneidade deste trabalho. A região não aguenta mais conviver com a impunidade.

Empreendedorismo na aliança

O casal Tadeu Pinto e Ana Ligia Lasta Pinto estão investindo em um edifício na Rua Daltro Filho, ao lado da Agropecuária Basso. A sala comercial térrea abrigará a Loja Vison, que deverá ampliar seu espaço com uma loja projetada e moderna.  Parabéns aos empreendedores que acreditam e estão investindo em Arvorezinha.

Mercado tradicionalista  

O jovem casal Gabriel Bertuol e Thais estão empreendendo em Anta Gorda com a abertura da distribuidora Regalo Campeiro Artigos Gaúchos. Eles atendem a um grande número de lojas e agropecuárias dos Estados do Sul e estão ampliando o mercado para atender os gaúchos espalhados por todo o Brasil. Na Regalo Campeiro a qualidade e a variedade de produtos voltados ao tradicionalismo superam todas as expectativas.

Quem vai comandar

Com a saída do secretário Joel Andreoli das Obras, em Anta Gorda, a Secretaria está sob a coordenação de quatro pessoas, mas de nenhum titular. A saída de Barrozinho da Secretaria pegou muita gente de surpresa, uma vez que o trabalho desempenhado pela Pasta era a menina dos olhos do Governo Xico. A Administração ainda não informou quem será o nomeado para assinar pela Pasta, e como é normal, muitas são as especulações sobre o que motivou de fato a saída de Barrozinho e sobre quem será seu substituto.

Ambulantes

Em todos os municípios a reclamação do comércio local com os ambulantes é recorrente. Os empresários argumentam que enquanto eles geram empregos e renda, os ambulantes na sua maioria vêm de fora e apenas levam os recursos para outros locais e não geram divisas para os municípios. Em Fontoura Xavier os vereadores iniciaram uma discussão sobre o tema, lançando a ideia de estudar a possibilidade de criar uma lei que proíba o comércio ambulante realizado por pessoas de fora do município. Resta saber se conseguirão, pois ao que se sabe leis como essa são inconstitucionais.

Pavimentação

Em Ilópolis voltou à discussão na última sessão da Câmara de Vereadores a pavimentação asfáltica da Rua Sete de Abril, que estava no projeto da macrodrenagem. Ocorre que a AA Moinhos ingressou na justiça para que a pavimentação não ocorra. A Administração, por conta disso decidiu adiar o projeto e discutir com a comunidade. Mas, na sessão alguns vereadores pediram que a associação retire o processo, argumentando que é necessário buscar modernizar a cidade, e a pavimentação é um primeiro passo.

Histórico x moderno

O argumento dos vereadores é de que se pode aliar a parte histórica com o moderno, e isso não iria descaracterizar a cidade e deixaria mais propícia ao turismo. Já os representantes da AA Moinhos argumentam que é preciso preservar o basalto usado nos calçamentos e valorizar as pessoas que os colocaram.

Agosto lilás, mas às vezes em tons mais escuros

Os casos de violência doméstica registrados em nossa região são baixos, mas conversando com as pessoas e conhecendo certas figuras, sabe-se que o amor e carinho que ostentam são apenas nas redes sociais. Dentro de casa não respeitam a companheira, nem os filhos, fazendo toda a família passar vergonha por ter que esconder a verdade que acontece dentro de casa.

Luz trifásica para o interior

Em muitos momentos o que falta para deslanchar investimentos no setor rural é apenas uma rede elétrica de qualidade. Com esse pensamento, a Administração de Camargo está unindo forças com a Cooperativa Coprel para levar luz trifásica ao interior. Essa indicação já estava no Legislativo, mas até agora não havia sido atendida pelo Executivo, agora está em fase inicial e tem tudo para ser um grande projeto.

Governados pelas Redes Sociais

O tal do debate sobre o voto impresso ganhou tamanha repercussão que a impressão que deu, é de que no Brasil não há outro problema se não as eleições de 2022. Se for calculada toda a energia gasta com este debate e os custos que envolveram essa tentativa de aprovar o voto impresso, e as cifras forem apresentadas, muita gente morreria do coração. Quanto custou a tramitação no Congresso desta proposta? Quanto custará para o Brasil ter Ciro Nogueira “o mais novo amortecedor da política”, dando as cartas na Casa Civil? Bolsonaro entregou nas mãos de seus maiores algozes da última eleição a chave do cofre, mas não obteve o êxito desejado. Um grande desgaste para o governo, político, moral e monetário, que será difícil de reparar. Do jeito que vai a coisa, os “aliados” da hora vão comer toda a gordura possível do governo e em seguida darão um pé na bunda do governo.

Fortalecido
Apesar dos desgastes que vem sofrendo nos últimos meses por conta da CPI da Covid e da derrota na votação do projeto do Voto Impresso em diversos municípios da região, as placas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro estão sendo recolocadas em trevos e áreas estratégicas de visibilidade. Nos grupos de WhatsApp os debates seguem acalorados.

Com vontade de fazer

O prefeito Jaime Borsatto está tendo um bom desafio, precisa ter pernas para correr e atender a demanda do seu secretariado. A equipe tem pressa de fazer, quer ver a coisa acontecer e todos solicitam o aval do prefeito para dar andamento ao trabalho. O negócio é pernas pra que te quero, afinal há muita coisa a ser feita em Arvorezinha em todas as áreas.

Dando a volta por cima

Depois se sofrer um sério revés financeiro, a Quinta do Vale Alimentos, através de sua unidade na cidade de Encantado, está dando a volta por cima. Nesta semana, a empresa embarcou a primeira carga de embutidos para a África do Sul, mais especificamente para Gana. Com a planta apta a exportar, este é um grande passo para a empresa que emprega atualmente 165 funcionários na cidade de Encantado.

Secretaria de Turismo

A Secretaria de Turismo de Ilópolis está sem um titular desde a última semana. E já começam as especulações sobre o nome do futuro secretário ou secretária, um nome que está sendo comentado é o de Ariana Maia, mas segundo informações a especulação não procede. A Administração Municipal pretende definir o nome até a próxima semana.

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.