Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioExclusivo para assinantesLongevidade está relacionada à fé, segundo Cousseau

Longevidade está relacionada à fé, segundo Cousseau

Putinga

O Eco Regional esteve visitando Ângelo Cousseau e sua companheira Maria Luiza. Foi uma tarde muito agradável onde podemos compartilhar de muitas histórias envolventes e grandes lições de vida de um casal que recebe, acolhe e relata suas memórias, mas principalmente suas vivências do dia a dia com muita parceria, amor e respeito mútuo, tornando cada momento inesquecível.

Cousseau tem 89 anos e é de origem francesa; seus pais se estabeleceram, a princípio, na cidade de Montenegro e migraram para Carlos Barbosa. Alguns anos depois, mais uma mudança, em busca de uma vida melhor para os filhos: o casal decidiu encilhar o cavalo, prendeu dois cestos no animal, colocou duas crianças dentro, os irmãos mais velhos de Ângelo, e saíram com destino ao local onde hoje está o município de Putinga.

A viagem não foi muito tranquila; foram alguns dias percorrendo estradas e trilhas de difícil acesso. Quando começava a escurecer, precisavam parar, levantar um estaleiro que servia para pernoitar, de forma mais protegida. Em volta do estaleiro faziam uma fogueira que servia para aquecer, iluminar e proteger dos animais mais ferozes que existiam na época. O pai de Ângelo, João Cousseau faleceu com 105 anos. Ângelo teve nove irmãos, sendo o único que permanece no plano terreno.

“Ter uma vida longa não é para todos, mas é uma dádiva poder avançar na idade e principalmente com qualidade de vida”, declara o idoso.  Cousseau tem uma vida muito ativa, não faz uso de medicamentos contínuos. Ele conta: “sempre trabalhei muito, minha família não tinha boas condições financeiras, mas sempre teve muita fé e trabalho e aos poucos fomos conquistando cada sonho”. Ele atribui que a longevidade está relacionada a uma boa alimentação, muita fé em Deus, orações, estar com pessoas boas, parceiras, que respeitem.

Ângelo complementa sobre como está e se sente hoje: “sou muito feliz na companhia de Maria Luiza, estamos juntos há 17 anos, com muito amor e respeito mútuo”. Ângelo tem quatro filhos de relacionamentos anteriores, porém, apenas uma filha mora em Putinga, os demais todos moram em outras cidades. Maria Luiza tem duas filhas, às quais Ângelo também as considera como suas filhas.

Ângelo deixa um conselho para a juventude: “tenham muito respeito pelos seus pais, amor e zelo, ouçam os conselhos dos mais velhos, pois eles têm a experiência do trabalho, foram os desbravadores, podem contribuir muito para o crescimento dos jovens”.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS