Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosArvorezinhaMadeireira e Carrocerias Scarsi: uma história iniciada em 1981

Madeireira e Carrocerias Scarsi: uma história iniciada em 1981

Empreendimento familiar já está na terceira geração, atendendo com qualidade e presteza clientes de toda a região

Em meados de 1981 nascia, por intermédio do anfitrião Anivar Scarsi, hoje com 80 anos, a Madeireira Scarsi, a qual atuava inicialmente com com beneficiamento de madeira, fabricação de carroças e arados para lavoura e reformas de carrocerias.

O início

“Meu pai veio do interior da Linha Sétima, onde tinha uma marcenaria, uma ferraria, uma mecânica e uma borracharia junto com um tio meu, e em 1981 abriu a Madeireira Scarsi, na cidade de Arvorezinha”, conta Neuri Scarsi, o “Pipo”, de 55 anos, que hoje é proprietário da empresa situada na Rua Carlos Scheffer. “Com o passar do tempo contratamos pessoal para trabalhar com carrocerias e terceirizamos o trabalho de aberturas e móveis em madeira. No mais tardar iniciamos com a venda de madeiras brutas e beneficiadas, e no decorrer do tempo se projetou também a fábrica de carrocerias para caminhões e camionetes, devido à demanda que existia”, relata. A Madeireira Scarsi passou então a ser Madeireira e Carrocerias Scarsi.

 De geração para geração

No mês de dezembro a empresa completa 40 anos de história, já estando na terceira geração. “Quem nos guiou a isso foi meu pai, eu dei seguimento à empresa e agora, meu filho André, de 29 anos, já atua conosco. Na verdade são três gerações, e acredito que seguirá no futuro”, frisou Pipo.

Com 15 anos de idade Pipo já auxiliava o pai na empresa. “E quando concluí o ensino médio, por ser o único filho homem, segui o trabalho do meu pai. O André da mesma forma, quando concluiu o ensino médio não quis seguir os estudos e começou a trabalhar na empresa. É sim um trabalho que exige força, pesado, mas nos sentimos realizados quando entregamos uma obra com qualidade e os clientes ficam satisfeitos”, destaca Pipo.

Área de atuação

Pela qualidade com que atua, a Madeireira e Carrocerias Scarsi abrange hoje toda a região. “Nosso trabalho está sendo a nível regional e muito bem reconhecido. A clientela nos procura pela qualidade que oferecemos, e realmente prezamos pela qualidade e não quantidade”, enfatiza o empresário.

 

Equipe

Conforme Pipo, na equipe de trabalho existem profissionais que já atuam na empresa há mais de 20 anos. “Hoje atuamos no ramo de carrocerias com cinco funcionários, e mais um que trabalha com móveis e aberturas. A equipe que trabalha aqui é qualificada. Eu atualmente atuo mais na parte burocrática e o André na produção. Claro que ninguém é perfeito, mas procuramos fazer o melhor”, salientou ao comentar que a média de produção varia de mês a mês. “As carrocerias, por exemplo, não são iguais, algumas demoram mais dias para produção, e outras menos. É um produto personalizado, sob medida, conforme o desejo do cliente, não podendo, é claro, ultrapassar o que a legislação permite”, disse.

Madeiras brutas e beneficiadas

Se a demanda for madeiras brutas e beneficiadas, a empresa tem a solução. “São madeiras nobres para obras, na construção civil. A madeira numa obra é sempre bem vista, inclusive a própria arquitetura exige madeira nas construções”, pontua.

Diferencial

Além da qualidade e bom atendimento, um dos diferenciais da empresa está justamente na confecção de carrocerias, sendo que no Estado, poucos empreendimentos se dedicam a isso por exigir mão de obra artesanal, qualificada e com conhecimento na área.

“Inclusive, demoramos para entrar no mercado porque a matéria-prima vem de longe, do norte do País, e chega aqui com um custo muito elevado. Para a confecção das carrocerias utilizamos a Garapeira e a Pena. A madeira depois que está aqui necessita um tempo para secagem, já que vem verde. Também precisa de um tempo para se adaptar ao clima daqui. Depois disso é que começamos a trabalhar na montagem da carroceria. Com certeza é um processo muito delicado, porque exige em primeiro lugar profissionais qualificados, que precisam saber trabalhar com a madeira, com a linha de montagem e com as medidas, conforme o cliente quer e dentro dos padrões. Depois ainda tem o acabamento, que também precisa ser de qualidade, e os detalhes que são feitos para o embelezamento”, explica Pipo ao se referir a pintura das carrocerias que é feita de forma manual.

Ele segue: “O cliente que cuida da sua carroceria tem ela para mais de 20 anos. E além disso nós temos também a linha de emenda de chassis, protetores laterais e para-choques, conforme homologação do Denatran, com suas devidas documentações. Temos ainda lonas para caminhão sob medida”, conta. “Lembrando que hoje, para pôr uma carroceria nova num caminhão, é preciso passar por uma inspeção do Inmetro, que vai exigir o CCT, que é tanto o alongamento dos chassis como o do para-choque. É um processo bastante burocrático para legalizar a documentação para a carroceria de um caminhão, e nós estamos atentos a tudo isso.”

A Madeireira e Carrocerias Scarsi fabrica carrocerias para o transporte de animais (boiadeiras), para transporte de erva-mate e graneleiros. “A boiadeira tem que ser toda fechada por causa da legislação, o graneleiro é com tampa alta fechada, e para a erva-mate é uma tampa média/alta e vazada para ter uma ventilação. Mas a maior demanda é para o transporte de erva-mate, para aqueles produtores que eles mesmos colhem e levam para a indústria”, comenta Pipo. A parte estrutural de ferro, utilizada para a confecção, é fornecida por outras empresas.

Interessados no que é oferecido pela empresa podem visitar o espaço, ou entrar em contato pelo telefone (51) 3772 2162. “Trabalhamos com honestidade e respeito pelo cliente. Meu pai passou esses valores para mim, e eu estou passando eles para o André. Graças a Deus até hoje ninguém voltou aqui pra devolver um produto por não ter sido bem feito”, destacou.

Em breve a empresa será ampliada. “A madeira utiliza muito espaço, mas estamos localizados aqui há 40 anos, então temos que nos adequar dentro do espaço que temos. Desta forma, vamos fazer futuramente uma pequena ampliação que funcionará como depósito e garagem”, revela.

“É muito bom para a região ter uma empresa que trabalhe com essa qualidade”

A frase é de um dos clientes da Madeireira e Carrocerias Scarsi, João Antônio Lamaizon Borges, de Soledade, que recentemente teve uma boiadeira confeccionada pela empresa. “Pipo é nosso amigo há muitos anos, uma pessoa muito estimada por todos na região. E o trabalho deles é fantástico, a equipe é completa, e tem uma facilidade enorme de mexer com madeira, ferro, pintura e acabamento”, iniciou.

“É uma carroceria muito reforçada, muito bem feita, só tenho elogios. Durante a confecção, eu dava minha opinião e ouvia a dele, e chegamos num consenso, resultando num trabalho perfeito. Só tenho a agradecer. Pode até ter outras empresas que tenham um preço melhor que o dele, mas a qualidade da madeira, do trabalho e acabamento é inigualável. É muito bom para a região ter uma empresa que trabalhe com essa qualidade”, frisou.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.