Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueNo RS, a vacinação infantil contra a covid-19 está abaixo do esperado

No RS, a vacinação infantil contra a covid-19 está abaixo do esperado

 

No entanto, ao contrário do que está acorrendo a nível de Estado, nos municípios da região as doses estão sendo aplicadas na totalidade, assim que chegam

A tão esperada vacinação das crianças contra a Covid-19 iniciou há mais de 15 dias, porém a procura pela vacina está abaixo do esperado, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (SES).

- Advertisement -

O receio de pais e as campanhas de desinformação são apontados como responsáveis por essa baixa procura. São 862.747 crianças gaúchas de cinco a 11 anos aptas a receber a imunização, mas até o dia 31 de janeiro, de acordo com a SES, apenas 49,4 mil crianças haviam sido vacinadas.

Há de se levar em conta também que dados de crianças imunizadas são imprecisos. O Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI), mantido pelo Ministério da Saúde, está instável e ainda não possui uma “aba” para inserir dados de vacinação de crianças. Para chegar ao número de imunizados, o governo estadual questiona as prefeituras, porém, nem todas retornam com respostas.

Doses são aplicadas assim que chegam

Diferente do que acontece no Estado, nos municípios da região a procura está satisfatória, de acordo com as Secretarias de Saúde, pois as doses são aplicadas assim que chegam.

Em Camargo e Nova Alvorada, foram recebidas 20 doses e todas já foram aplicadas. Em Itapuca, estão sendo vacinadas crianças a partir de dez anos, e as aplicações devem ser agendadas com as agentes de saúde.

O secretário de Saúde de Fontoura Xavier, Eduardo Souza Santos, explica que a procura aumentou gradativamente. “Quando começamos a vacinação das crianças a procura foi baixa, assim como em todo o País, mas foi melhorando gradativamente ao decorrer da semana. O pessoal foi se conscientizando, as doutoras explicando nos veículos de comunicação a importância da vacina, então, depois de muito bem explicado, os pais passaram a trazer os seus filhos”.

O secretário conclui. “Estamos muito felizes com o ritmo de vacinação aqui em Fontoura Xavier, a vacina não fica no freezer, as doses chegam e já são aplicadas”.

A situação se repete em Ilópolis, onde assim que as doses chegam as crianças são chamadas para receber a imunização. “Nós recebemos poucas doses até agora, estamos procedendo da mesma forma que foi com a vacinação dos adultos. Temos a lista das crianças que devem receber a dose e, assim que as vacinas chegam, as agentes de saúde ou a enfermagem avisam aos pais, e eles estão vindo rapidamente. Até agora não houve reação em nenhuma criança que recebeu a imunização”, conta a secretária de Saúde Ana Capra Ecker.

Vacinação é importante

A enfermeira da Secretaria de Saúde de Arvorezinha, Bruna Baldissera, alerta para a importância de realizar a vacina nas crianças. “A vacinação é a nossa proteção, basta ver os números de internações que mostram que a maioria dos pacientes são de pessoas não vacinadas. Para as crianças também a imunização é fundamental, até porque, nos últimos dias, tivemos três casos de hospitalização de crianças por complicações da covid-19, e os casos positivos entre elas também tem aumentado”.

Bruna conta que, em Arvorezinha, a vacinação das crianças iniciou pelos casos de comorbidade, e que agora estão vacinando a faixa etária dos nove aos 11 anos para crianças sem comorbidade. “Nas primeiras semanas estávamos vacinando dez crianças por semana, pois foram priorizados os casos de comorbidade. Agora, aumentamos esse número e para essa sexta-feira, 04 de fevereiro, temos 40 agendamentos”.

Ela salienta que estão sendo aplicadas as doses da Pfizer pediátrica e que não houve casos de reação. “Não tivemos nenhum caso de reação, mas é importante salientar que se tiver é leve, e que todas as vacinas podem causar. Os pais tem que lembrar que os efeitos do vírus são muito mais severos. Mas aqui no nosso município a procura está bem satisfatória”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.