Além disso, o asfalto em Linha Gramado e Barro Preto segue sem conclusão
Por Oneide Marcos
Destruída pela enchente de setembro de 2023, a principal ponte que conectava Arvorezinha e Guaporé permanece sem previsão para o início das obras de reconstrução. A nova estrutura, planejada para substituir a ponte anterior, promete, além de restabelecer a conectividade entre as comunidades, fomentar o crescimento econômico na região.
Com um projeto robusto, a nova ponte terá 110,83 metros de comprimento, 20 metros de altura e 7,80 metros de largura, superando em dimensões e segurança a antiga ponte, que possuía 75 metros de comprimento, cinco metros de largura e 14 metros de altura. Além disso, a construção em linha reta deve garantir maior durabilidade e segurança para os motoristas e pedestres.
A licitação para a obra foi concluída em julho de 2024, com a empresa MS Klauczk Cia, de Capitão Leônidas Marques, no Paraná, sendo anunciada como vencedora em 08 de outubro do mesmo ano. O custo total do projeto está estimado em R$ 8.111.465,02, dos quais R$ 2.088.000,00 serão financiados pelo Município, com recursos provenientes da Defesa Civil.
Asfalto paralisado em Linha Gramado
Outra obra paralisada que chama a atenção pela mídia feita anteriormente, é a pavimentação asfáltica em Linha Gramado, no trajeto rumo à Fontoura Xavier. As intervenções, iniciadas, mas interrompidas, abrangem dois trechos: um de 1500 metros e outro de 900 metros, totalizando 2.400 metros.
Embora a retomada das obras estivesse prevista para a última semana, pela empresa Traçado, a pavimentação segue paralisada. Dados consultados no site de fiscalização de obras da Caixa Econômica Federal indicam que apenas 36,40% do projeto foi executado até o momento. O contrato totaliza R$ 3.587.525,00, o que corresponderia a um repasse de R$ 1.305.859,10 pelo estágio atual. Contudo, o Ministério da Agricultura desembolsou até agora apenas R$ 1.099.641,00, deixando um saldo de R$ 206.218,10 pendente, equivalente a 5,74% da obra total.
Importante ressaltar que, por se tratar de um contrato de repasse do Ministério da Agricultura, os pagamentos dependem da execução das etapas. Ou seja, os valores só são liberados após a conclusão de cada fase do projeto. No dia 31 de dezembro de 2024, foi desembolsada uma parcela de R$ 382.856,00, evidenciando que os pagamentos seguem dentro do cronograma estipulado.
Impactos na comunidade
A demora nas obras, tanto da ponte quanto do asfalto, tem gerado transtornos significativos para os moradores e empresas da região. A falta da ponte, por exemplo, aumenta a distância entre os dois municípios, o que força os motoristas a traçarem rotas alternativas. Já as obras do asfalto, que seguem paralisadas, preocupam sobre o desperdício do que já foi feito, o que precisará talvez ser refeito, encarecendo a obra.