Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosCamargoProjeto de Microaçudes está passando pelas últimas aprovações

Projeto de Microaçudes está passando pelas últimas aprovações

Projeto do governo estadual que visa amparar agricultores na estiagem está saindo do papel

A implementação de microaçudes aos municípios que decretaram situação de emergência em janeiro de 2022 é um projeto do governo estadual que tem como finalidade reservar água para irrigação ou para dessedentação de gado.

Simara Lovizon, técnica social da EMATER está respondendo sozinha a EMATER de Camargo, contando com o apoio da equipe de Nova Alvorada para apurar os trabalhos do município, onde de momento há uma grande demanda no encaminhamento de documentos para a liberação dos açudes.

“O projeto teve início com a inscrição dos produtores, após encaminhamos esta lista ao conselho agropecuário municipal onde analisaram e aprovaram, a partir disso, obtivemos os nomes para os quais será destinado cada açude”, comenta Simara.

As documentações de cada produtor beneficiado com o projeto tinham prazo para envio até 30 de agosto de 2022, encaminhamento este feito pela EMATER de cada município com base na aprovação do conselho agropecuário municipal. No entanto não há um prazo específico referente à quando esse projeto será analisado e posto em prática. Após, a previsão é de que os recursos sejam liberados para a prefeitura, que realizará a contratação da mão de obra necessária para o desempenho das funções, se dará início a implementação.

“Não temos uma previsão exata de quando essa situação será resolvia, estamos fazendo cada etapa que é solicitada e aguardando as aprovações necessárias. Os produtores estão investindo em irrigação após um período que as empresas faziam irrigação sem ao menos fazer orçamentos por conta ainda da pandemia, momento esse que estavam com escassez de equipamentos, e cada orçamento feito com relação de menos de 48 horas, o valor já era alterado. Agora que estão normalizando os equipamentos, tendo matérias para poder implantar essas irrigações o aumento vem gradativamente com os anos, os produtores estão bem conscientes da necessidade de aplicar essas novas técnicas e do quanto isso melhora a produtividade’’, frisou.

A estiagem que é cada vez mais frequente e rigorosa vem preocupando os produtores que já sofreram na safra 2021/2022. Este projeto visa ser uma alternativa viável e favorável, tendo em vista a previsão de mais uma estiagem para a próxima safra.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS