Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosCamargoSecretária da Saúde presta esclarecimentos aos vereadores

Secretária da Saúde presta esclarecimentos aos vereadores

Reunião aconteceu na Câmara de Vereadores

Atendendo a um pedido feito pelo vereador Jatir Miri através de um ofício, a secretária municipal de Saúde de Camargo, Julia Bernardi, esteve na Câmara de Vereadores no dia 03 de abril, antes da sessão, para informar e esclarecer os vereadores e a comunidade em geral e tirar suas dúvidas sobre a situação da ambulância do Município, que é uma UTI móvel.

Em sua manifestação, o vereador Miri disse: “eu fiz o pedido de informação sobre a UTI móvel que foi batida em Marau. O povo me perguntava onde estava a ambulância e eu também não sabia, então fiz o pedido para depois informar as pessoas o que tinha acontecido. É função do vereador fiscalizar”.

Segundo a secretária, no mês de janeiro, a ambulância sofreu um pequeno acidente de trânsito, na cidade de Marau, enquanto estava a caminho de realizar a transferência de um paciente em estado grave de saúde, para um hospital de Passo Fundo. As peças para o conserto do carro não chegaram ainda e por esse motivo, o carro não está disponível para ser usado até o momento.

O acidente

No momento do acidente, a condutora do veículo era a própria secretária Julia, que assumiu a direção porque, naquele momento, todos os motoristas da Secretaria estavam trabalhando com outros carros, nenhum estava disponível e o paciente, cardiológico, precisava ser transferido com urgência devido ao seu estado grave. O paciente estava internado na emergência do Hospital Cristo Redentor, de Marau e precisava chegar até a emergência do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Junto com a secretária, estavam um médico e uma técnica de enfermagem, como recomenda o protocolo. Em Marau, quem assumiria a direção da ambulância em direção a Passo Fundo, seria um motorista da secretaria, que já estava lá. A secretaria da Saúde tinha apenas uma hora, desde o momento que foi comunicada pelo hospital de Marau, para transportar o paciente até Passo Fundo e a maneira encontrada, foi essa.

Chegando em Marau, antes de pegar o paciente, aconteceu o acidente de trânsito, que mesmo assim, devido aos pequenos estragos causados na ambulância (apenas a porta lateral foi atingida, de leve) e por ser uma emergência, o transporte pode ser concluído e o paciente chegou em Passo Fundo, dentro do prazo para a realização da cirurgia.

Quanto à ambulância, a secretária explica o que foi feito depois: “Acionamos o seguro e mandamos para o conserto e está lá até hoje. São os trâmites legais e burocráticos que não dependem de nós. Está demorando, e os vereadores queriam saber como estava a situação da ambulância. Por isso fomos até a Câmara de Vereadores explicar essa situação”.

Sobre o fato de ter assumido a direção da ambulância, a secretária diz que não pensou duas vezes diante da emergência que se apresentou. “Eu só queria salvar uma vida, que é isso que me preocupa. Podia ser qualquer pessoa, precisava de agilidade no atendimento e por isso eu fui. Graças a Deus, deu tudo certo, hoje o paciente está bem, e quando estamos na estrada corremos o risco e agora estamos sofrendo pela demora das peças. Até ano passado, não tínhamos a UTI móvel, agora temos, felizmente”.

Emergência no interior

A secretária também relatou que, aproveitando a oportunidade de estar com os vereadores, também explicou a eles e a todos os demais presentes, sobre o ocorrido no dia 26 de março, na comunidade de Alto Alegre, interior de Camargo, durante a festa de encerramento do curso de danças. Nesse dia e nesse local, ocorreu uma briga, uma pessoa passou mal e precisou de atendimento médico de urgência.

“Em momento nenhum a nossa equipe de Saúde negligenciou ou demorou, como algumas pessoas estão falando. O atendimento para a pessoa demorou 28 minutos entre a ligação que fizeram para mim, secretária de Saúde, sendo que não faço parte do plantão, mesmo assim, acionei o plantão, que estava dormindo em casa, visto ser de madrugada e não termos uma sede para o mesmo ficar. O plantão foi até o posto de saúde, pegou a ambulância e foi até a comunidade que fica a cerca de seis quilômetros da cidade, por uma estrada de chão e com muitos carros circulando devido a briga. Mesmo assim, chegou em 28 minutos, o que está dentro do esperado. Até nos vídeos que estão circulando nas redes sociais existem falas que mencionam esse tempo”.

Ainda segundo Julia, naquela noite do dia 26, durante a briga na comunidade do interior, alguns profissionais e um motorista estavam no local e foram agredidos física e verbalmente. “Teve briga, teve tiros e os profissionais correram riscos e não tinham segurança para fazer o atendimento, mas mesmo assim, atenderam. Mesmo assim, sofremos uma série de apontamentos da comunidade, inclusive de agentes políticos, que fizeram os vídeos. Nos entristece trabalharmos com inverdades e mentiras e foram essas questões que fui explicar aos vereadores e à comunidade”, finaliza a secretária.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS