Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueTi...Ti...Ti...

Ti…Ti…Ti…

Já está condenado

O Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados é mera formalidade, apenas servirá para gerar ainda mais custos para o País, uma vez que todos já sabem qual será o resultado do ‘julgamento’ e onde tudo isso vai acabar. Bolsonaro já está condenado, vai preso com certeza, a única dúvida é se o atual sistema vai levar a missão até o fim, ou será relapso e deixará outra fênix surgir das cinzas daqui a alguns anos. A exemplo do que aconteceu com Lula.

Qual é o fórum competente?

O Judiciário brasileiro ainda não tem uma resposta definitiva para esta pergunta, quando o assunto é julgar políticos. Bolsonaro e seu grupo, apesar de não estarem mais nos cargos, têm ou não direito a fórum privilegiado? Qual é o Tribunal competente para julgá-lo? Uma possível vítima teria legitimidade para ser o juiz da ação da qual é uma das vítimas? Qual é a garantia de imparcialidade? Quanto custa este imbróglio para o País? Estas e muitas outras perguntas não têm uma resposta clara.

Começou?

Tudo indica que sim, apesar de lenta e demoradamente, começaram as obras de recuperação da ERS-332. Como sempre, junto ao Daer e à Secretaria de Transportes, uma dificuldade tremenda para confirmar ou obter qualquer informação.

Repercutiu

E muito a situação das escolas estaduais que funcionam com um e outra com dois alunos. O que dizer da gestão dos recursos públicos com relação a isso?

Crédito ou cilada?

O crédito consignado que está sendo oferecido aos trabalhadores pelo Governo Lula é de arrepiar. Em todos os materiais do governo e até mesmo em reportagens sobre o programa, muita propaganda e pouca realidade. É muito raro encontrar registrado em algum lugar qual será a taxa de juros que será cobrada. Isso porque o acesso ao crédito está sendo super facilitado, porém, não é o mesmo que ocorre com relação ao pagamento desta dívida, que poderá chegar a cobrar mais de 3% ao mês de juros.

Agro na Expoagro

O agro deverá estar mobilizado hoje, 28 de março, na Expoagro, durante uma audiência pública que deverá discutir as reivindicações do setor e colocar pressão nas autoridades.

Exposol na mídia

Acontece hoje, 28 de março, o lançamento oficial da Exposol 2025, evento que está se consolidando como uma das maiores feiras multissetoriais do estado. A Exposol é realizada anualmente e a cada nova edição a equipe organizadora e as lideranças soledadenses se convencem mais de sua relevância para o fomento da economia local. A Exposol cresceu muito nos últimos tempos em todos os sentidos, especialmente no que tange o agronegócio, uma grande potencialidade do município, além das pedras.

Exemplo

A Exposol precisa servir de exemplo positivo para toda a região. Por que está sendo realizada anualmente? Por que há tanto foco no seu desenvolvimento e aprimoramento? Por que Soledade cresceu tanto nos últimos anos? A partir do momento em que a Exposol deixou de ser vista pelas lideranças apenas como uma oportunidade de palanque político de luxo, e passou a ser produzida e defendida como evento com elevado potencial para fomentar o desenvolvimento local, as coisas começaram a mudar.

Sábias palavras

O vereador e veterano na política da região, senhor Luiz Casagrande, em sua simplicidade, deu um show de discernimento e bom senso quando destacou a importância de a juventude participar mais da vida pública dos municípios. Disse ele: “Os jovens, as lideranças, precisam se envolver mais na vida pública da nossa cidade. Fico muito triste quando escuto alguns líderes e jovens dizendo que não se envolverão com política porque não têm tempo, porque estão perdendo dinheiro. Eu penso que quem participa da vida pública não deve e não pode pensar em ‘ganhar dinheiro’, não podemos fazer as coisas só pelo dinheiro, inclusive minha geração sempre pagou para fazer parte da política, juntamos dinheiro, por exemplo, para custear as despesas da emancipação de Itapuca.   Fizemos isso, porque entendemos que precisávamos promover o desenvolvimento do local onde morávamos, que através destas e de muitas outras ações valorizamos o lugar como um todo, mas principalmente conseguimos oferecer mais qualidade de vida, possibilidades de desenvolvimento e segurança a todos que residem aqui, é por isso que devemos fazer política”, defendeu seu Luís, sabiamente.

Cenário em movimento

O cenário politico do RS e também do Brasil já se movimenta intensamente. O PP e o União Brasil estão discutindo a possibilidade de formar uma federação e, se isso se concretizar, tem potencial para mudar o tabuleiro político no estado. Com a união dos dois grupos, um amplo capital político pode ser ostentado, quando poderão contar com o maior tempo de Propaganda Eleitoral gratuita. O PP conta com o maior número de vereadores e prefeitos no estado e ambos somarão juntos mais de R$ 1 bilhão de fundo partidário. Basta apenas definir os nomes para representar esta coligação.

Ensaios

Em Nova Alvorada já estão acontecendo alguns ensaios sobre essa aproximação. O prefeito Edilson Romanini, do PP, que trabalha dia e noite para transformar o município em uma potência socioeconômica cada vez maior, conta com visão de longo alcance. E tem, em uma possível parceria com o deputado Estadual Dirceu Francescon, a possibilidade de acessar um expressivo montante de recursos, além dos contatos e influência, importantes para turbinar ainda mais a atual gestão. Nos bastidores, tratativas.

Destaque no empreendedorismo

O presidente da Câmara de Vereadores de Itapuca, Túlio Paludo, é um empreendedor nato e incansável quando o assunto é trabalho. Neste ano, foi um dos grandes transportadores da produção de fumo da região, o que o torna um grande conhecedor da cultura na região.

Reeleito

O presidente da Cerfox, Diógenes Laste foi reeleito para mais quatro anos de gestão da Cerfox. Nas recentes assembleias realizadas pela cooperativa, foi apresentado o desempenho da cooperativa e os números, além do nível de desenvolvimento, surpreenderam.

Intenso

Foi o trabalho que o prefeito Juliano Moretto realizou em Brasília nesta semana, quando visitou inúmeros órgãos federais, buscou destravar projetos, apoio de deputados e senadores e recursos para o município. O número de petições e documentos encaminhados por Moretto foi expressivo e denota seu empenho em promover a mudança em Putinga.

Acompanhado

O prefeito de Arvorezinha, Clóvis Roman, viajou para Brasília pela segunda vez este mês. Nesta segunda oportunidade, porém, foi acompanhado de três vereadores, Sueli Giordani (PP), Marisa Bonfanti (PP), e Deonir Maurer (PL). O que causou estranheza foi o fato de as vereadoras não terem aparecido em nenhuma foto realizada nos gabinetes, acompanhando o prefeito. Tudo indica que o que motivou Clóvis a levar as vereadoras junto foi o alto nível de críticas que sofreu pela fundação do PT no município. Além disso, só postaram fotos das visitas com deputados da direita, e nada de cheque na mão por enquanto.

Dando patada

O PT, filhote do PP de Arvorezinha, já nasceu dando patada. Logo nas primeiras declarações dos líderes dos partidos, seguiram-se as trocas de farpas, e a promessa de que não estarão do mesmo lado nas próximas eleições. A dúvida é sobre onde andava essa ideologia toda que recuperaram de repente. Afinal, até a última eleição, todos marchavam na mesma direção.

Onde anda o carnezinho?

Alguns podem estar estranhando o fato de o município de Arvorezinha ainda não ter iniciado a cobrança do IPTU. Mas tudo indica que em breve ele virá e deverá vir recheado de surpresas. Segundo informações extraoficiais, o município contratou uma empresa de Passo Fundo especializada para avaliar imóveis para atualizar os valores de IPTU cobrados pelo município.

Meta

A meta da atual Administração é aumentar a arrecadação e fazer sobrar dinheiro. Para isso, existem os caminhos mais fáceis e os mais difíceis. Os caminhos mais curtos que atingem direto o bolso do consumidor ou os que exigem mais trabalho, atenção e dedicação. Por exemplo: O município de Arvorezinha tem o pior desempenho da região no PIT (Programa de Interação Tributária), quanto menor a pontuação, menos o município arrecada. Mas para aumentar a pontuação é preciso realizar um trabalho bem organizado e intenso na parte fiscal, educativa e tributária, isso não gera custos extras para o cidadão nem para o município, só exige esforço, trabalho e empenho. Mas isso não tem sido priorizado. A situação do São Lourenço é outro exemplo, de ação importante para evitar uma perda gigantesca na arrecadação, mas até agora não foi priorizada uma ação no sentido de reverter o caso. O prefeito sequer fala sobre isso. Agora, quando o assunto é aumentar os impostos do cidadão que já paga um absurdo, isso é priorizado? Que lógica tem isso?

 

Camargo de cara nova

Nova gestão, nova identidade! A Administração Municipal lançou sua logomarca para o período 2025-2028, tendo o sol como símbolo central. Além de homenagear os belos pôr-do-sol de Camargo, a imagem representa luz, força e prosperidade. Com raios em movimento, traduz o dinamismo da gestão, que promete seguir firme com O Trabalho que Faz a Diferença!

Sem ponte no sábado

A novela da ponte do Rio Forqueta entre Arroio do Meio e Lajeado ganhou mais um capítulo. A liberação para veículos, que já foi adiada algumas vezes, agora tem nova previsão: segundo a EGR, os veículos leves devem começar a trafegar entre os dias 4 e 5 de abril. Enquanto isso, a conclusão da obra continua marcada para este sábado dia 29 de março. Será que desta vez sai ou teremos mais um episódio de “prorrogação de prazos”? O jeito é esperar é esperar e torcer para dar tudo certo.

Pré-assembleia

A Cresol de Camargo realiza sua pré-assembleia na noite de hoje no Clube Camarguense, reunindo associados e simpatizantes. O evento promete movimentar a comunidade, trazendo informações sobre os números da agência e da cooperativa, fortalecendo laços entre os participantes. É a força do cooperativismo presente nas comunidades.

Apenas limpeza

Quem trafega pela ERS-332, não tem observado máquinas pesadas ou pavimentação nova: apenas limpezas nas margens da rodovia, tanto no trecho Soledade-Arvorezinha quanto no Encantado-Arvorezinha. Essa seria a primeira etapa antes do início das tão esperadas obras de reforma geral da rodovia. Mas a pergunta que fica no ar: quando começam, de fato, os trabalhos mais robustos? A comunidade segue ansiosa, afinal serão R$ 200 milhões nos cerca de 100 quilômetros.

Aumento aprovado

O presidente da Câmara de Fontoura Xavier, Bruno Brum do PDT, comemorou a aprovação unânime do reajuste salarial dos servidores municipais, mas já deixou no ar a expectativa de um aumento maior no futuro. Segundo ele, a administração poderá revisar os cofres públicos e encaminhar um novo projeto.

Lodi, setor primário e construções irregulares

Na sessão ordinária da última segunda-feira, dia 24, o presidente da Câmara, Claudemir Lodi (MDB), mostrou que está ligado nas necessidades de Camargo. Com quatro projetos de lei na pauta, destacou a urgência na contratação de profissionais da saúde e defendeu incentivos ao setor produtivo de aves, suínos e leite. Lodi também não fugiu da discussão sobre construções irregulares, afirmando que a cidade precisa resolver essa questão de frente. Com postura firme, garantiu que seguirá acompanhando tudo de perto.

Confirmado

A Suinofest 2025 foi lançada nesta semana e as expectativas são altas. A 30ª edição do maior festival gastronômico do Estado ocorrerá em dois finais de semana: 6, 7 e 8, e 13, 14 e 15 de junho, no Parque João Batista Marchese, em Encantado. Os ingressos para o salão gastronômico estarão disponíveis para compra a partir de 31 de março, no site oficial www.suinofest.com.br.

 

Pagnussat novamente conselheiro

Está empossada a nova diretoria da Cerfox para os próximos 4 anos. Dentre os conselheiros está o vereador de Itapuca, Antonio Pagnussatt. Boa sorte à nova gestão.

Dog do Faro completará sete anos

No mês de maio, o conhecido das festas Dog do Faro completará sete anos. O casal é conhecido por toda região por dois destaques: seus lanches incríveis e a simpatia no atendimento ao público. Por onde eles vão, a boa comida é garantida.

Anta Gorda é desenvolvimento

O município tem se destacado em todas as frentes, não tem como negar. As Obras e Agricultura trabalhando com afinco para que o interior esteja cada vez melhor. A Saúde é referência e exemplo em toda região e a Educação é pioneira em tantos aspectos, com projetos e parcerias que vão além de sala de aula e preparam as crianças para o futuro. Que Anta Gorda siga no rumo do crescimento e servindo de exemplo para outros municípios da região.

Trabalho bem feito na educação deixa legados valiosos

Ilópolis é exemplo mais uma vez com o recebimento do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves para as Relações Étnico-Raciais. É o reconhecimento de todo trabalho realizado pela equipe de Educação, com o investimento e valorização dos profissionais. A ex-secretária Sandra Forti está de parabéns, pelo reconhecimento de seu trabalho, mesmo não estando mais à frente da pasta, seu belo trabalho é incontestável. Lembrando que dos 497 municípios, apenas 77 receberam este selo e o prêmio acompanha o valor de R$ 200 mil para a continuidade do trabalho. Que sirva de alerta e exemplo para os demais municípios da região.

Que história!!!!!

Putinga não é mais a mesma depois do nascimento, diagnóstico e recuperação do pequeno Enrico, de pouco mais de 40 dias de vida. Uma arritmia severa acometeu a criança nos primeiros dias de vida, levando-a a incríveis e perigosos 311 batimentos cardíacos, algo impensável, principalmente para um bebê.

Mas, ele superou tudo: com a ajuda da Administração Municipal, dos familiares, dos amigos, dos seus pais e de muitas orações, Enrico está feliz, sorridente, como seus pais, que não escondem a alegria por ter seu bebê nos braços, em casa.

Violência desenfreada

Volta e meia, a região é sacudida por crimes violentos onde a intenção é matar, atentar contra a vida. No final de semana passado, dois crimes dessa natureza deixaram todos assustados pela intensidade dos atos e as suas consequências. Armas usadas: garrafa de vidro e espingarda calibre 12. As vítimas só não vieram a óbito por detalhe, não por vontade dos criminosos; um deles, acreditando ter conseguido o seu intento, suicidou-se com a mesma arma que atentou a ex-companheira.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS