Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosArvorezinhaUma semana para conhecer a missão da Apae

Uma semana para conhecer a missão da Apae

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963.

O objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena. Em 2021, o tema norteador da campanha é: “É tempo de transformar conhecimento em ação”. Esse tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.

A Apae de Arvorezinha elaborou uma extensa programação para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A diretora da Apae, Emiliana Shefer, ressalta que a semana tem o objetivo de divulgar e potencializar os alunos e usuários, mostrando para comunidade que eles têm as suas potencialidades. “Nosso objetivo é mostrar para a comunidade que eles têm as suas capacidades e também mostrar a importância da inclusão dessas pessoas junto à comunidade”.

Ela conta: “Aqui na nossa Apae estamos realizando diversas ações, obedecendo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus. No dia 20 estaremos na Afubra participando da campanha MuDáAlimento, estaremos lá das 9 às 17h, cada quilo de alimento doado dá direito a uma muda de árvore nativa, e o que for arrecadado será revertido para a merenda escolar. Convidamos a toda comunidade que participe e contribua com a Apae, mas além dessa teremos muitas outras atividades”.

Confira a programação:

  • 20 de agosto – Campanha MuDáAlimento – Loja Afubra, das 09h às 17h;
  • 24 de agosto – Gincana Interna do Especial – organização Autodefensores;
  • 25 de agosto – Oficina Ideias, Imagens e Sentimentos – Promoção Cerâmica Fachinetto;
  • 26 de agosto – Divulgação do vídeo “Transformando Conhecimento em Ação – Facebook da Apae;
  • 27 de agosto – III Hot Dog Solidário – Salão Paroquial;
  • 28 de agosto – 16h Missa – Capela Nossa Senhora das Graças – encerramento da programação.

 

Emiliana convida a comunidade para participar. Reforçamos o convite para toda a comunidade participar da nossa programação, é um mês muito especial para nós, pois é o mês que mostramos a importância da APAE na vida dessas pessoas. Então contamos mais uma vez com a participação da comunidade que sempre é muito parceira e solidária quando chamamos para participar.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.