Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueVereador expressa preocupação com possível queda de arrecadação

Vereador expressa preocupação com possível queda de arrecadação

- Advertisement -

Com a diminuição populacional o município pode ter uma queda importante no repasse do FPM

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier, realizada na segunda-feira, 04 de outubro, não teve nenhum Projeto de Lei em votação, foram apreciadas apenas cinco indicações de vereadores.

A Indicação 052/2021, do vereador Eduardo Silva Nunes, solicita ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, que realize a limpeza do campo municipal Onofre Assis da Cunha e os seus arredores.

A Indicação 053/2021, da vereadora Carolina Prestes dos Santos, solicita ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, a construção de uma quebra-molas na Avenida 25 de Abril, em frente ao bar do Sabiá, atendendo a solicitação de moradores.

A Indicação 054/2021, dos vereadores Ivan Borges e Antonio Portella de Castro, solicita ao Poder Executivo, que faça a colocação de material no núcleo habitacional Pró Morar, na Rua D, que dá acesso ao Parque Municipal de Eventos.

A Indicação 055/2021, do vereador Antonio Portella de Castro, solicita ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, que tome providência em relação ao estacionamento na rua Travessa Roveda, onde foi pintado de amarelo o lado esquerdo, e os moradores reclamam que não tem onde estacionar os veículos.

A Indicação 052/2021, do vereador Eduardo Silva Nunes, solicita ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Obras, que realize o conserto do rolo compactador que está parado há 60 dias no Parque de Máquinas.

Vereadores reunidos para sessão ordinária

Preocupação com o futuro

Em sua manifestação na tribuna, o vereador Algemiro Pinheiro de Oliveira expressou a sua preocupação com a diminuição populacional de Fontoura Xavier. “

Um assunto tem me preocupado muito e que eu quero expor nesse momento pois é de extrema importância e pode trazer prejuízo ao nosso município nos próximos anos.  No ano de 2002 nós tínhamos cerca de 12 mil habitantes. Já tivemos 15 mil, mas como São José do Herval foi emancipado então ficamos com 12 mil. Porém a   última estimativa do IBGE neste ano de 2021, mostra que hoje temos 10.081 habitantes, ou seja, é uma diminuição significativa de mais de dois mil habitantes”.

E expressa com preocupação. “Se essa estimativa se confirmar as consequências são terríveis, se confirmar essa população nós vamos mudar de faixa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é um recurso federal, o mais importante para o município e que no ano passado veio R$ 10,2 milhões para Fontoura Xavier. Mas o FPM é calculado sobre a população, e se  for confirmado essa situação de nós cairmos para menos de dez mil cento e oitenta e oito mil habitantes, nós vamos para a faixa 06, que é a última, isso dará uma queda de arrecadação de aproximadamente R$ 3 milhões ao ano, e isso é muito grave”.

O vereador argumenta que é necessário investimentos para que as pessoas não saiam do município. “Não é de hoje que venho cobrando ações da Administração Municipal, nos últimos quatro anos vim cobrando, mas essa não é hora de apontar culpados, pois essa realidade vem de muito tempo. O que precisamos é nos unir e buscar soluções. E sem dúvida a solução é dar condições aos agricultores para que eles fiquem no campo, que seus filhos não precisem sair buscar uma vida melhor. E mais que isso investir também na geração de emprego”.

E finaliza. “Estamos as margens da BR-386 e até hoje não temos um distrito industrial, não incentivamos os empreendedores, nossos agricultores até bem pouco tempo não tinham estradas, para se locomover, e nem água em casa. Aos poucos isso vem mudando, mas precisamos avançar mais, nós como vereadores devemos deixar de lado as discussões rasas, que não levam a nada e começar a discutir os problemas reais de Fontoura Xavier”.

O presidente da Câmara de Vereadores Ivan Borges, e os demais vereadores também manifestaram preocupação com o risco eminente de o município perder receitas. “Com certeza essa casa está à disposição do Poder Executivo, e se vir para cá projeto de criação de um distrito industrial, ou de incentivos para os nossos agricultores ele será aprovado por todos nós”, afirmou o presidente.

Agricultores

Estiveram presentes na sessão produtores de leite que estão organizando uma associação, eles pediram apoio aos vereadores. “Nós somos pequenos produtores de leite, não temos muitas condições e sabemos que o município também não tem recursos para nos auxiliar, por isso estamos criamos a Associação Agropecuária da Calha, que visa adquirir equipamentos e implementos, e para isso pedimos o apoio de todos vocês”, pediu Gilmar da Silva, presidente da associação.

Produtores de Leite participam da sessão

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.