Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueVereadores têm trajetórias políticas exitosas e comprometidas com a comunidade

Vereadores têm trajetórias políticas exitosas e comprometidas com a comunidade

Antônio Pagnusatt e Luiz Casagrande, atuais vereadores, estiveram à frente do Executivo entre 2005 e 2008

Por Oneide Marcos

A gestão municipal de Itapuca entre 1º de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2008 ficou marcada pela liderança do então prefeito Antônio Pagnusatt e de seu vice, Luiz Casagrande. Ambos enfrentaram desafios significativos, mas conseguiram avanços importantes para o Município, consolidando suas trajetórias políticas.

Antes de assumir o cargo de prefeito, Pagnusatt já havia ocupado uma vaga na Câmara de Vereadores de Arvorezinha e foi vice-prefeito na gestão anterior à sua. Durante esse período, quando esteve como vice-prefeito, precisou assumir interinamente a Administração Municipal devido à impossibilidade do prefeito em exercê-la. Essa experiência foi fundamental para que, ao assumir definitivamente o comando do Executivo, tivesse um conhecimento aprofundado das necessidades da população.

 

Conquistas

 

Entre as principais conquistas da gestão, Pagnusatt destaca a construção do Posto de Saúde atual. “Foi uma grande conquista da época, que trouxe mais estrutura e melhores condições de atendimento para a nossa comunidade”, relembra. Já Casagrande enfatiza que o Município enfrentava muitas dificuldades financeiras, mas que, com dedicação e planejamento, a administração conseguiu equilibrar as contas e recuperar as finanças municipais.

Outro marco importante foi a pavimentação asfáltica ligando Itapuca à ERS-332. Segundo Pagnusatt, na época, a governadora Yeda Crusius ofereceu duas opções para a obra: a ligação de Itapuca à ERS-332 ou a conexão com Nova Alvorada. A administração optou pelo primeiro trajeto, considerando seu maior impacto para o desenvolvimento econômico do município, com Arvorezinha.

Pagnusatt relembra que a obra não foi unanimemente aceita pela população, ao contrário do que seria atualmente. “Muitas pessoas eram contra o asfalto porque temiam uma atuação mais intensa da Polícia Rodoviária, o que poderia resultar em mais multas. Explicamos que a rodovia traria progresso e a polícia apenas faria o seu trabalho de rotina. Com o tempo, a população compreendeu e passou a apoiar a iniciativa”, conta o ex-prefeito.

 

Disputas no passado, união no presente

 

Casagrande, que esteve ativamente envolvido na luta pela emancipação de Itapuca, reforça que, ao longo dos anos, o Município conquistou seu espaço e hoje se destaca pela organização e desenvolvimento. “Já tivemos disputas acirradas, mas hoje todos estão focados no bem do município, e isso é essencial. O município deve sempre estar em primeiro lugar”, enfatiza o vereador.

Fora da política por muitos anos, Casagrande voltou ao cenário político nas duas últimas eleições municipais, eleito em ambos os pleitos. Pagnusatt, atualmente empresário no município, também fora da política por muito tempo, retornou no último pleito. Ele destaca o papel da população no crescimento da cidade e parabeniza todos pelos avanços alcançados ao longo dos anos.

Ao celebrarem os 33 anos de emancipação de Itapuca, Antônio Pagnusatt e Luiz Casagrande parabenizam toda a população pelo empenho e dedicação em construir um município cada vez mais próspero. Ambos ressaltam que o desenvolvimento da cidade só foi possível graças ao esforço coletivo, ao espírito de união e ao compromisso de cada cidadão com o futuro de Itapuca. “O município cresceu e se fortaleceu ao longo dos anos, e isso é mérito de todos que aqui vivem e trabalham pelo seu progresso e que fizeram e continuam fazendo por nossa cidade. Parabéns, Itapuca”, destacam os vereadores.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS