Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioMunicípiosAnta GordaVia Sacra Viva terá sua 22º edição nesta sexta-feira

Via Sacra Viva terá sua 22º edição nesta sexta-feira

Evento que remete à religiosidade, é um dos mais tradicionais da região

Por Carine Pompermaier

Um caminho que é percorrido com muita fé, emoção, penitência e concentração em cada movimento realizado pelos mais de 80 atores, que encenam o sofrimento de Jesus e a alegria da sua vitória sobre a Cruz.

- Advertisement -

A Via Sacra Viva, que ocorre no Morro Girotto, em Anta Gorda, realiza-se anualmente na Sexta-Feira Santa, sendo hoje, 15 de abril, com início às 18h45min. A encenação tem como objetivo oferecer ao povo que se faz presente, uma forma de vivenciar melhor a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus.

 Mais de 20 anos de tradição

A Via Sacra Viva em Anta Gorda teve seu início com a organização e a realização do Colégio Santa Teresinha, por três edições, nos anos de 1995 a 1997. Os atores foram os alunos e professores, e as cenas ocorriam num palco instalado no contorno interno do Ginásio de Esportes da Paróquia São Carlos, com a presença de grande público, na noite da Sexta-Feira Santa.

A partir do ano de 2000, a Via Sacra passou a ser realizada no Morro Girotto. Toda a estrutura das estações, bem como a iluminação e a sonorização, é feita pela equipe organizadora com a colaboração da Prefeitura. A Paróquia São Carlos e algumas instituições da comunidade local também dão sua colaboração para ajudar a suprir os custos com o material.

É chamada Via Sacra do Morro Girotto pelo fato de Carlos Girotto ter cedido gratuitamente um amplo espaço para a aglomeração do povo e a colocação dos palcos e cruzes de forma fixa, para que ali ocorresse a cena final da Morte e Ressurreição de Jesus.

A partir da realização no Morro do Girotto, as cenas da Via Sacra passaram a ser representadas pelos Grupos de Jovens, Cursilho, Clube de Mães, Apostolado da Oração, APM das escolas da sede, Diamaju, representantes das capelas da Paróquia São Carlos e outras pessoas voluntárias da comunidade.

Cada grupo de figurantes assume e encena uma estação, as quais são dispostas no longo do caminho do morro. Os ensaios são realizados aos sábados à tarde, com o esforço e a boa vontade dos participantes, que são pessoas da comunidade. Em todos os anos já realizada, a Via Sacra foi acompanhada por muitas pessoas do município, bem como da região.

Irmã Zenaide convida a toda a região para a Via Sacra

Na Via Sacra, Jesus percorre todo o percurso até o cimo do morro carregando sua cruz, onde acontece o mais emocionante e envolvente momento da sua Morte e Ressurreição. No decorrer da caminhada, são dirigidas mensagens, cantos e orações relacionadas à Paixão e Morte de Jesus e ao tema da Campanha da Fraternidade do ano. O grupo de cantos da Paróquia sempre se faz presente dando sua contribuição.

O ponto culminante da Via Sacra é o momento da Ressurreição, que se dá de forma esplêndida e impactante, sendo Jesus elevado às alturas ao som de músicas de Aleluia, de fogos de artifício e de outros recursos luminosos. A salvação trazida por Jesus ecoa no coração das pessoas com um hino de louvor e agradecimento.

A irmã Zenaide Brugnera Mezzomo participa desde a primeira edição da Via Sacra Viva e aguarda ansiosa pela 22ª edição. “Realizamos esse evento para vivenciar melhor a Semana Santa, o sofrimento de Jesus, e para reconhecer e se conscientizar da salvação que veio com a morte Dele. Jesus não morreu por nada, teve um grande propósito”, destaca.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.