Evento reuniu 21 diferentes vinhos artesanais
Por Divanei Mussio
Na noite do último sábado, 19 de agosto, a comunidade de General Cadorna, interior de Nova Alvorada, se encheu de animação e sabor com a realização do XIII In Cantina – Festival do Vinho Artesanal e Produtos das Agroindústrias do município. O evento, já consagrado no calendário oficial do município, ocorreu no salão comunitário da localidade onde uma multidão de mais de oitocentas pessoas participou da programação.
O ponto alto da noite foi a oportunidade de saborear vinhos e sucos de alta qualidade, elaborados pelos agricultores locais. A celebração também contemplou os presentes com degustações de geleias e queijos coloniais, além de salame e copa, enaltecendo a rica herança culinária da região deixada pelos antigos imigrantes italianos que povoaram o local.
A atmosfera lúdica do evento ganhou ainda mais charme com a subida ao palco do Grupo Stella di Pietra, vindo da cidade catarinense de Itá, que proporcionou momentos de interação com o público, interpretando clássicos da música italiana e regionalista do estado antes do tradicional jantar.
A noite reservou ainda um momento especial para reconhecer e premiar os produtores de vinhos, sendo uma oportunidade de celebrar o esforço e dedicação colocados na produção de diferentes variedades de uvas.
A iniciativa do festival é da Emater/RS-Ascar local, sob a liderança do chefe do escritório, Romeu Deon, da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada e do Sicredi, com o apoio da Câmara de Vereadores do Município. A presença do prefeito Edilson Romanini e da primeira dama Janete, acompanhados por diversos vereadores do município, secretários municipais, convidados e autoridades regionais, enfatizou a importância e o prestígio do evento.
O pároco Darci Vazata também marcou presença, agregando um toque de espiritualidade à celebração. Após a cerimônia de reconhecimento aos produtores vencedores, a Banda Alma Nova tomou o palco e fez com que todos se entregassem à pista de dança, tornando a noite ainda mais vibrante e inesquecível.
O prefeito Edilson Romanini aproveitou a oportunidade para elogiar a comunidade de General Cadorna pela excelente organização e dedicação na preparação do evento, demonstrando a vitalidade e coesão da região. “A comunidade local está de parabéns. Todos são merecedores deste festival”, disse o prefeito, não deixando de agradecer os organizadores, os produtores de vinho e suco e os presentes.
Já Deon, destacou a parceria entre o poder público, Emater, produtores e comunidade. “Esse evento consagra a todos, pois é um evento de muita relevância para a comunidade local e regional, expondo nossos vinhos para um grande público, destacando a capacidade do nosso produtor”, afirmou Deon.
Os ganhadores
Como preparação para o evento, foi realizado na sexta-feira, 11 de agosto, uma degustação de vinhos, ocasião em que sete jurados (pessoas com formação e experiência na área) provaram os vinhos dos produtores locais.
“Ao todo foram 21 vinhos que concorreram em quatro categorias. Neste ano foram 11 produtores participando. Os três primeiros foram premiados e os dois primeiros de cada categoria foram direcionados para uma mostra regional que ocorre em Casca onde outros dez municípios se juntam para a escolha dos melhores vinhos da região”, explica Romeu Deon.
Categoria vinhos de uvas americanas e/ou híbridas brancas
1º Martin Zanchin – Lorena
2º Rafael Lazzarotto- Niágara/branco
3º Naori Maronezi – Niágara/goethe
Categoria vinhos de uvas americanas e/ou híbridas tintas
1º Rafael Lazzarotto- Isabel/bordô
2º Clédio Maronezi- Isabel/rosé
3º Ricardo Chitolina – Concord/bordô
Uvas viníferas brancas
1º Rafael Lazzarotto- Trebbiano
Uvas tintas
1º Martin Zanchin- Merlot