Na região, escolas e entidades organizam programações alusivas à data
Conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. Esse é, resumidamente, o objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972. Comemorada em 05 de junho, a data busca fazer com que a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais.
Também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.
O tema
Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido amplamente ao redor do mundo. Em 2023 o tema escolhido foi “Combate à poluição plástica” para alertar sobre a crescente produção e descarte indevido de embalagens plásticas que afetam a fauna, flora, ar, mares e rios, ou seja, o meio ambiente como um todo.
Segundo a ONU, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo e menos de 10% é reciclado. O plástico descartado ou queimado prejudica a saúde humana, a biodiversidade e polui todos os ecossistemas.
Na região de abrangência do Eco Regional, os municípios estão sempre engajados em atividades e campanhas que mobilizam não apenas o cidadão comum, como também governantes e empresas. Confira algumas das programações:
Emafa realiza Dia do Troca-Troca Ambiental
Em Ilópolis a Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola Florestal e Ambiental (Emafa), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima terça-feira, dia 06 de junho, o Dia do Troca-Troca Ambiental. A atividade ocorre na Praça Itália com envolvimento dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
A intenção é estimular a Campanha de Coleta de Óleo Saturado, bem como latinhas de alumínio, lacres e pilhas. A Escola realiza a atividade já há alguns anos e objetiva fazer com que as pessoas não descartem estes itens na natureza, e sim destine-os de forma correta. Sendo assim, todo o óleo saturado recolhido pela escola é utilizado para produção de sabão e sabão líquido na escola ou destinado para empresas para produção de biocombustível. Os demais itens são repassados para empresas de reciclagem.
“No dia 06 de junho estaremos na Praça Itália, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h30min, onde realizaremos a troca de óleo saturado, latinhas de alumínio, lacres e pilhas por mudas de árvores nativas. Importante salientar que todas as mudas de árvores que serão doadas neste dia, foram produzidas na escola pelos próprios alunos, que participaram de todo o processo de produção, desde a coleta das sementes, plantio, acompanhamento da germinação e agora a distribuição para as pessoas”, explicou o diretor da escola, Marcelo Rabaiolli.
Com a atividade, a escola visa contribuir de diversas maneiras com o meio ambiente: retirando itens poluidores da natureza, estimulando o plantio de árvores nativas pelas pessoas e ensinando aos alunos todo o processo de produção de árvores. “A preservação do meio ambiente, faz parte do cotidiano de nossa escola, portanto a ação do dia 06 de junho foi pensada como forma de contribuir na conscientização da comunidade e celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado dentro da próxima semana. Convidamos todos a colaborarem com essa ideia”, ressaltou o diretor.
A secretária de Educação, Sandra Faion Forti, também se manifestou sobre a atividade. “As atividades ligadas ao meio ambiente na Emafa têm a identidade da própria escola, isso é basilar com relação às outras escolas. Todas desenvolvem atividades de cunho preservacionista, ressaltando o cuidado com a natureza. Ao sair dos seus portões, a escola procura desenvolver a consciência e motivar a população para esse trabalho que é feito dentro da escola. Embora seja uma potencialização na semana do meio ambiente, o que nos deixa muito felizes é que o tema é uma ação de todos os dias, porque entende-se que o meio ambiente precisa ser cuidado, precisa ser respeitado, precisa ser protegido sempre”, declarou.
Sagrado Coração de Jesus realizou Mostra Científica
Em Anta Gorda A Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, realizou, nesta semana, a Mostra Científica em diferentes turmas, com o objetivo de incentivar e valorizar ainda mais a preservação da natureza.
Os alunos do 5º ano A, com orientação da professora Deise Maria Fellini Dalla Vecchia, realizaram a confecção de maquetes incentivando a preservação dos biomas brasileiros que são de extrema importância para os seres vivos e para a economia.
Já os alunos do 2º Ano A, com orientação da professora Marilene Dalla Vecchia Cutti, fizeram demonstração de como funciona a areia movediça, explicando que, se um indivíduo começar a afundar na areia o importante é que ele não se movimente, pois o movimento faz com que a areia se comporte como líquido e faz com que o indivíduo afunde ainda mais, portanto, deve-se permanecer imóvel para que o corpo consiga flutuar.
Os alunos do 1° Ano A e B, sob a coordenação das professoras Marini Batista da Silva Sperandio e Jaquelini Monteiro da Luz, e suas mães, confeccionaram sacolas com materiais recicláveis. As ecobags são um produto multiuso e além de serem resistentes e confortáveis, a maioria são feitas com materiais fáceis de limpar. A utilização de uma única ecobag pode substituir aproximadamente oito sacolas de plástico e tem duração de cerca de cinco anos, enquanto nesse período, uma pessoa utiliza, aproximadamente, mil sacolas plásticas.
Já as professoras Simone Schenatto e Inês Pitol dos Santos, coordenaram os alunos do 3°Ano A e B, que confeccionaram a horta suspensa, também conhecida como horta vertical (plantação fora do chão). Pode ser feita de diversas maneiras utilizando os mais variados materiais. É facilmente encontrada dentro e fora de apartamentos ou casas com espaço muito limitado para cultivar uma horta. O objetivo da implantação de uma horta suspensa é incentivar práticas de Educação Ambiental através do cultivo de hortaliças de forma orgânica, estimular a reaproveitar materiais, como garrafas pet, pallets e outros.
Programa de Coleta de Óleo Saturado completa dez anos em Anta Gorda
Ainda em Anta Gorda, o Departamento de Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar, Sicredi, Diamaju e Canaã, organizam para a quarta-feira, 07, o evento de divulgação dos resultados e premiação da gincana alusiva aos dez anos do Programa de Coleta de Óleo Saturado, que envolveu todas as escolas do município. O evento ocorre no Ginásio de Esportes São Carlos, quando também será comemorado o Dia do Meio Ambiente. Às 13h30min ocorre a recepção; às 13h45 a abertura; às 14h ocorre a apresentação do teatro “As aventuras de Fortúnio” com o grupo Turma do Dionísio (patrocinado pela Diamaju); e às 14h45min ocorre a divulgação dos resultados da gincana do óleo e entrega da premiação.
Mudas nativas serão distribuídas em Nova Alvorada
Para a Semana do Meio Ambiente o município de Nova Alvorada está organizando uma campanha de distribuição de mudas nativas de erva-mate, para todos os alunos das redes municipais e estaduais de ensino no município. A campanha tem como objetivo o incentivo a preservação das espécies florestais nativas do estado. Além disso, estão sendo previstas outras ações que aguardam confirmação de outras instituições envolvidas.