Por Oneide Marcos
A equipe do Eco Regional conversou com Natália Reinheimer da Silva, de apenas 14 anos, conhecida na região de Fontoura Xavier como Naty da Gaita. A jovem gaiteira encanta a todos com seu talento e dedicação à música, incentivada desde cedo pela família.
Natália ainda faz aulas para aprimorar sua técnica, e, mesmo tão nova, já é considerada uma artista promissora. A reportagem foi até a casa da jovem para conhecer um pouco mais da sua trajetória, acompanhada da mãe, Dona Nilce, e da irmã Nicole, que são suas maiores incentivadoras.
A música dentro de casa
“É muito bom ter uma artista em casa, porque é sempre aquele barulho gostoso, sabe? Ela está sempre tocando alguma coisa: bateria, guitarra, violão, gaita. Sempre ativa”, conta a irmã Nicole, orgulhosa. Além de praticar sozinha, Naty faz aulas com professores especializados. “Ela tem professor de gaita, professor de voz lá de Lajeado. Está sempre se aperfeiçoando”, complementa a mãe.
Segundo a família, o talento musical de Naty se manifestou cedo. “Desde os cinco aninhos ela vem alegrando os nossos dias”, relembra a mãe.
Herança familiar e inspiração
A música corre no sangue da jovem artista. “O pai dela até arrisca uns acordes, e o avô também tocava gaita”, conta Dona Nilce. Naty confirma que a influência familiar ajudou a despertar seu amor pela música.
Quando perguntada sobre suas referências, Naty responde sem hesitar: “Gosto bastante do João Luiz Corrêa. Ele é uma grande inspiração para mim”.
Multinstrumentista prodígio
Apesar de a gaita ser o seu instrumento principal, Naty toca nada menos que nove instrumentos, dentre eles, gaita-tecla, gaita-ponto, violão, guitarra, bateria, pandeiro, escaleta e voz. Ela faz aulas com Enéas de Bona (gaita) e também de técnica vocal. “O resto, eu aprendi tudo de ouvido”, conta, orgulhosa.
Quando questionada sobre sua preferência, ela afirma: “A gaita, com certeza. Dependendo da música, a gaita é a que mais me emociona”.
Reconhecimento na escola e grandes momentos
Naty também é destaque na escola. “Sempre que tem evento, a diretora e os professores me chamam para tocar. Meus colegas me apoiam muito”, conta.
Entre os momentos marcantes de sua carreira, ela cita apresentações com grandes nomes da música gaúcha. “Já toquei com o João Luiz Corrêa, foi muito legal. Ele me deu espaço no palco, foi super gente boa. Também toquei com o Baitaca”, relembra emocionada. “Esses momentos marcam a gente como pais”, completa a mãe.
Sonhos para o futuro
A jovem sonha alto e quer levar sua música para o mundo. “Mais pra frente quero lançar mais músicas. Se Deus quiser, conseguir estourar alguma e sair mundo afora”, diz com brilho nos olhos.
Para acompanhar o trabalho da jovem artista, Naty está presente nas redes sociais: Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.