Casas populares, asfalto e drenagem urbana estão na pauta da Administração
Por Divanei Mussio
No início desta semana, na terça-feira, vários prefeitos da região da Amat, estiveram em audiência com o governador em exercício Gabriel Souza, na capital do Estado. Juliano Moretto estava entre eles.
“Entregamos várias demandas para o governador em exercício: as casas populares, o asfalto para Relvado e a drenagem urbana; esse, um projeto amplo de R$ 15 milhões”, relata o gestor.
Para receber e ouvir os prefeitos, vários secretários estavam reunidos. “Para cada Secretaria, entregamos as demandas”, salientou ele.
Manifestação dos agricultores
Aproveitando a estada em Porto Alegre, o prefeito esteve na manifestação dos agricultores, demonstrando seu apoio à causa. “A gente sabe que a agricultura familiar corresponde a mais de 80% da economia primária aqui do município. Então, fui o primeiro prefeito da região a me manifestar sobre a securitização das dívidas dos agricultores; eles vêm sofrendo há vários anos com secas, estiagens e os agricultores não estão mais conseguindo pagar as suas dívidas.
Eles não estão se negando a pagar; só estão pedindo que essa dívida seja parcelada por 10, 15 ou 20 anos. Então, acho que isso é importante, a gente tem que abraçar eles”, afirma Juliano.
Inauguração da ponte
Na sexta-feira passada, foi inaugurada uma grande conquista: a ponte de Miguelzinho. “Uma importante obra doada pela CIC Vale do Taquari, que vai beneficiar várias comunidades da região”, destacou Moretto.
Outras conquistas estão a caminho, segundo ele: “já licitamos seis pontes, uma está pronta, a da Carlos Barbosa, e vão ser construídas mais cinco nessa proporção, onde a gente engloba um valor de três milhões de reais. Inclusive essa semana já iniciaram as obras de restabelecimento de pontilhões, pontes, galerias, que também englobam um valor de três milhões de reais, onde várias empresas participaram e a gente deu, no dia 20, a ordem de início dessas obras”, informou ele
São muitas obras para serem feitas. “A Administração Municipal está preocupada com a comunidade, tem muito a fazer, mas a prefeitura está empenhada, está buscando recursos e uma coisa boa são as casas populares. Nós estamos brigando com o Estado e já garantimos 40 casas populares para nós. Hoje, nós dependemos só da área que o Município irá comprar. Então, estou em negociação para desapropriação dessas áreas, pois precisamos de mais ou menos de 20 mil metros quadrados.
Gripe: prevenir é necessário
A Secretaria de Saúde está muito preocupada com a onda de H1N1. O prefeito solicita a colaboração da população. “Eu peço às pessoas que se previnam, que se cuidem, porque as demandas não são só no nosso município, são em todo o Estado. Se tiver alguns sintomas, procure um médico. E a Secretaria de Saúde está à disposição dessas pessoas quando necessitarem”, finaliza.