Na sessão ordinária da última terça-feira, o prefeito Juliano Moretto usou o espaço da tribuna da Câmara de Vereadores para falar dos Projetos de Leis do Executivo putinguense enviados ao Legislativo.
Inicialmente, o prefeito falou de assuntos gerais, como a importância da valorização da cultura italiana e o início do Campeonato Municipal, que acontece no domingo, na Comunidade de Xarqueada.
Em seguida, falou do Projeto sobre o IPTU, que logo será enviado à Câmara de Vereadores. “Estamos estudando uma forma de reduzir os valores do IPTU, pois acredito que não é cobrando muitos tributos e impostos das pessoas que a cidade vai crescer e tenho esse compromisso com a população”.
Ele seguiu citando a formação de uma comissão para criar audiências públicas e ouvir a população sobre assuntos importantes para a comunidade, como a isenção do IPTU para as pessoas que perderam as casas na enchente, na área urbana. “Para quem não perdeu tudo, estaremos propondo um desconto no valor”, explicou Moretto.
O prefeito também relatou que nesta semana se reuniu com membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consepro), para debater sobre a possibilidade de ter no mínimo quatro policiais efetivos no município para as rondas e para dar mais segurança à comunidade. Moretto salienta que já foi enviado ao Estado ofício solicitando a permanência dos policiais e que está trabalhando para incentivá-los a residirem no município. Também foram solicitadas ao Estado novas viaturas policiais, conforme informou Moretto.
Outro Projeto enviado à Câmara, que foi baixado para estudos, é aquele que se refere ao incentivo aos produtores rurais por meio de fornecimento de calcário. Moretto destaca que, até o momento, os interessados precisam solicitar e retirar o calcário ensacado na prefeitura, mas essa forma não tem funcionado bem. A proposta, agora, é criar um Projeto de Lei para distribuir calcário a granel, com um limite de no mínimo 10 e máximo 15 toneladas por propriedade, incentivando os produtores com um subsídio de R$ 70,00 por tonelada. Como a agricultura representa 80% da economia do município, a iniciativa busca apoiar os produtores, que serão ressarcidos após apresentar a nota de compra na prefeitura.
O gestor informou, em seguida, que o Município está licitando a construção de pontes, pontilhões e bueiros, com recursos da Defesa Civil; nos próximos dias os processos serão concluídos. Os recursos para obras de cinco pontes são de mais de três milhões.