Para a ex-vereadora e atual vice-prefeita de Putinga, Marina de Col Bertuol, o mundo político não é um lugar estranho, embora ela seja jovem
Por Diva Mussio
A trajetória da jovem putinguense, de 32 anos, engenheira civil formada, vice-prefeita pelo PSD, foi inspirada ainda na família: seu pai e seus tios sempre foram vereadores e sempre estiveram envolvidos nos pleitos eleitorais do município. “Minha trajetória na política começou quando recebi o convite do presidente do PSD, na época, o ex-prefeito Valdir Possebon, para participar das eleições de 2020 e concorrer a uma vaga de vereadora”, conta, relatando como ocorreu sua entrada na política partidária e seu primeiro mandato eletivo.
“Mas a maior motivação é por acreditar nas transformações que podem acontecer através da política”, revela, abrindo o coração sobre sua missão na vida pública.
Maior desafio
Porém, chegar até esse momento não foi um caminho só de ‘rosas’, como pode parecer num primeiro momento. “O maior desafio, com certeza, é ser mulher e jovem. A mulher por si só é segregada dos ambientes políticos que, lamentavelmente, são machistas. E quando se trata de uma jovem, se torna ainda mais difícil a inserção”, considera.
O protagonismo jovem na política é essencial, segundo Marina. “A política está em tudo e o jovem é o futuro. Então, para termos o futuro que almejamos, precisamos participar das decisões presentes, pois elas implicarão diretamente no amanhã”, afirma.
Entre as muitas certezas que tem, uma é sobre a diferença que sua atuação política fez, está fazendo a fará para sua comunidade. “Acredito muito na renovação através da juventude. Somos de uma geração que pensa em crescimento e desenvolvimento através da igualdade. Todos temos os mesmos direitos e deveres. E só teremos uma sociedade mais justa quando pensarmos dessa forma”, avalia Marina, segura do caminho que deve seguir.
Para jovens e mulheres, Marina tem um conselho: “Que tenham coragem e não desistam do seu propósito. Os desafios aparecem, mas a política precisa de mentes inovadoras”.
Experiência como base
“A minha experiência como vereadora contribuiu para ter uma base de como funcionam os processos numa repartição pública. Todos os atos precisam respeitar processos, diferente da iniciativa privada”, pondera.
Ao ser questionada sobre esses dois primeiros meses à frente da Administração, ao lado do prefeito Juliano Moretto, a vice-prefeita destaca o pouco tempo de mandato transcorrido. “Ainda estamos organizando e planejando nosso mandato. Acredito que a Secretaria de maior mudança foi a da Saúde. Hoje os munícipes têm consultas gratuitas no hospital da cidade após o horário de expediente do Posto de Saúde: de segunda a sexta, das 17h às 22h e aos finais de semana e feriados das 07h às 22h”, revela ela, destacando também outras melhorias que estão acontecendo e que ainda irão acontecer dentro do mandato.
Planos
A jovem vice-prefeita revela não ter ambições políticas, mas, sim, um propósito. “Quero contribuir com o crescimento do município em que nasci, cresci e escolhi viver. Se na minha passagem pela política eu conseguir cumprir com o meu objetivo, já terá valido a pena”, encerra a putinguense que, com orgulho e coragem, representa a esperança de dias melhores para seus conterrâneos.