Associação Amigos de Nova Roma relata sua luta na reconstrução da ponte
No último sábado, 17 de maio, a comunidade de Ilópolis recepcionou no Salão Paroquial a Associação de Amigos de Nova Roma do Sul, que apresentaram uma palestra, que demonstrou a trajetória na busca pela reconstrução da ponte de ligação do município, que se perdeu nas cheias de setembro de 2023.
O tesoureiro da associação Heleno Pasuch fez a apresentação, relatando também o valor arrecadado e os meios usados para as arrecadações. “Em setembro de 2023, nossa cidade enfrentou uma tragédia com a queda da única ponte de acesso devido a enchentes devastadoras. No entanto, como verdadeiros amigos, nos unimos em um esforço conjunto para superar essa adversidade. Nossa missão é clara: reconstruir a ponte e, com ela, reconstruir a esperança, a mobilidade e a prosperidade de nossa comunidade”, inicia.
“Seremos covardes se não reconstruirmos essa ponte”
Essas palavras foram ditas pelo presidente da associação, Tranquilo Tessaro, referindo-se à antiga ponte, construída em 1930 e feita sem a tecnologia e recursos existentes atualmente.
A inauguração oficial da ponte de Nova Roma do Sul foi inaugurada em 20 de janeiro de 2024 e foi batizada como Ponte Nossa Senhora do Caravaggio. O primeiro veículo a cruzar a ponte foi uma ambulância.
A comunidade ficou 138 dias sem a ponte e este período foi utilizado para a captação de recursos para a reconstrução, com uma avaliação de custo de R$ 6 milhões. Dentre Pix, doações de empresas e ações beneficentes (rifa) a associação arrecadou mais de R$ 7 milhões.
Exemplo
A associação esteve presente no município de Ilópolis, a convite da CIC-VT e acolhida pelas entidades da região. Membros da ACII-Ilópolis, Acisar de Arvorezinha, CIC de Anta Gorda e ACIP de Putinga prestigiaram o encontro, além do prefeito de Ilópolis, Fernando Dapont, vice-prefeito Roni Spezia, secretários municipais e vereadores.
ACCI-Ilópolis
A presidente da ACII-Ilópolis, Karin Chiesa, destacou que não há como não se emocionar, mas principalmente, se inspirar com o relato de superação da Associação. “O trabalho do associativismo voluntário é desafiador, mas estar diante de histórias inspiradoras, como a de Nova Roma, nos motiva ainda mais a fazer o que é preciso”.