Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueConstrução da ponte entre Arvorezinha e Guaporé segue parada

Construção da ponte entre Arvorezinha e Guaporé segue parada

 

Por Oneide Marcos

No dia 5 de fevereiro deste ano, a empresa responsável pela construção da nova ponte sobre o Rio Guaporé, na divisa entre os municípios de Arvorezinha e Guaporé, iniciou o descarregamento dos equipamentos necessários para dar início às obras. Na época, a expectativa era de que a execução dos trabalhos começasse em seguida. Porém, desde então, pouca coisa mudou. Em visita às obras nesta semana, não foram vistos trabalhadores no local, o que demonstra que o canteiro de obras está paralisado há vários dias, estando apenas um caminhão betoneira e uma draga no local.

A nova estrutura será fundamental para restabelecer a conexão entre os dois municípios, já que a ponte anterior foi destruída pela enchente de setembro de 2023. O projeto prevê uma ponte com 110 metros de extensão, 7,80 metros de largura e 23 metros de altura, garantindo maior segurança e permitindo o tráfego de veículos de grande porte.

A empresa responsável pela obra, MS Klauczk Cia, da cidade de Capitão Leônidas Marques, no Paraná, foi oficialmente anunciada em 8 de outubro. O investimento total na construção da ponte será de R$ 8.111.465,02, com recursos provenientes da Defesa Civil e um financiamento municipal já assegurado no valor de R$ 2.088.000,00.

A ponte da Linha Quarta Baixa representa uma melhoria na infraestrutura viária da região, além de um passo importante para a retomada da normalidade e do desenvolvimento econômico local, impactado pela destruição causada pela enchente de setembro de 2023.

Resposta da empresa

Procurada pela reportagem, a empresa responsável pela construção respondeu por meio de nota oficial.

“Bom dia, Prezados(as) do Jornal Eco Regional de Arvorezinha-RS, em resposta a vossa solicitação a respeito da execução da ponte de concreto armado pré-moldado protendido no Município de Arvorezinha, de responsabilidade da empresa M S KLAUCZEK

Informa-se que a referida Obra teve sua autorização efetivada para início dos serviços após a publicação da portaria do Diário Oficial da União Publicado em: 16/04/2025 | Edição: 73 | Seção: 1 | Página: 55, a qual foi emitida pela Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, PORTARIA Nº 1.153, DE 11 DE ABRIL DE 2025

Informa-se que a referida Obra, tem como cronograma previsto no primeiro mês (período de 17/04/2025 a 17/05/2025) serviços preliminares, de locação da obra, limpeza do terreno, sondagem, projeto executivo, mobilização, os quais foram atendidos e executados conforme cronograma.

Informa-se que a referida Obra, tem como cronograma previsto no segundo mês a previsão dos serviços de infraestrutura (período de 17/05/2025 a 17/06/2025), execução de fundações da obra que tem como previsão conforme cronograma de 90 dias sua execução, os quais serão iniciados e concluídos dentro do prazo.

Informa-se que a referida Obra, tem como cronograma previsto no quarto mês ((período 17/08/2025 a 17/09/2025), serviços de execução de vigas concreto Protendido, serviços adiantados, os quais já estão sendo executados no local.

Informa-se que a referida Obra, dispõe de 02 canteiros de Obras, a execução dos serviços de vigas está sendo realizados no canteiro 01, ao lado do pavilhão da igreja da comunidade, canteiro 02 será utilizado para serviços de infra/Mezo e supra-estrutura espaço adequado localizado ao lado da ponte

Informa-se que os equipamentos estão sendo mobilizados a obra, conforme demanda dos serviços, e estando no momento disponíveis no local (carreta prancha, caminhão MUNCK, escavadeira Hidráulica, Caminhão caçamba, equipamentos corte e dobra de ferros), previsão de equipamentos a instalar no segundo mês Obra (carregadeira, central de concreto, Carreta tanque água, carreta basculante, perfuratriz).

Informa-se que a referida Obra, encontra-se em andamento e com os funcionários trabalhando no local (Canteiro 02).

Informa-se que a referida Obra, encontra-se com o cronograma adiantado em relação ao contrato.

Informa-se que a referida Obra, encontra-se ainda SEM o recurso financeiro disponível da referida obra e sem previsão de deposito do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ao Município de Arvorezinha.

Informa-se que a referida Obra, encontra-se com atraso de pagamento do primeiro mês de obra, devido ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, não ter depositado o referido recurso

Informa-se que a referida Obra, tem prazo de 365 dias a partir da PORTARIA Nº 1.153, publicada em 16/04/2025.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos ou dúvidas em relação ao andamento da Obra”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS