InícioMunicípiosArvorezinhaAfubra promove projeto para beneficiar entidades sociais

Afubra promove projeto para beneficiar entidades sociais

O projeto MuDaAlimento  tem como lema, “quem doa com amor, planta a esperança”

Desde 1991 a Afubra realiza o Projeto Verde é Vida que atualmente completa 30 anos, este projeto está voltado para questões ambientais. Tendo como objetivo desenvolver a educação socioambiental, promover a preservação do meio ambiente, colaborar com a educação rural, valorizando os agricultores e desenvolvendo a sustentabilidade.

Atualmente o Projeto Verde é Vida trabalha com 647 escolas, 215 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Arvorezinha, Itapuca, Ilópolis e Anta Gorda terão o projeto intensificado nas escolas,  o projeto consiste no  recolhimento de óleo saturado e o banco de sementes, assim beneficiando as escolas que estarão aliadas com o município para participar dos 30 anos da Verde Vida.

Dentro deste projeto foi criada a ação MuDaAlimento que tem como objetivo a distribuição de árvores nativas em troca de alimentos não perecíveis.

O gerente da Afubra  de Arvorezinha Juliano Landin, relata que em 2020 foram recolhidas 24 toneladas de alimentos não perecíveis, e foram distribuídos 24 mil mudas, e este ano o projeto distribuirá 30 mil mudas para os três Estados do RS.

Landin pontua “Ano passado foram 562 quilos de alimento, mesmo antes da loja ter aberto já iniciamos o projeto para distribuição. Foram 500 mudas de árvores repassadas, e com a ajuda da impressa e da comunidade divulgamos este trabalho. Neste ano será um desafio ainda maior para Arvorezinha, pois serão distribuídas mil mudas de árvores nativas,  que serão trocadas por um quilo de alimento para cada muda. Os alimentos  serão repassados para a comunidade, com o auxílio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) que fara a distribuição e o mapeamento das famílias que necessitam desta ajuda” destaca.

Parceria com a Apae

Entre os dias 21 e 28 de agosto é comemorado Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A Afubra no dia 20 de agosto fará em parceria com a Apae a troca de mudas pelos alimentos.  “Para esta ação também serão coletados os alimentos e realizada a distribuição das mudas, os alimentos arrecadados nessa ação serão destinados a entidade, ano passado a doação também foi para a Apae, e neste ano faremos a divisão dos produtos com a Apae e o Cras ajudando estas entidades “afirma.

Ele continua “São 1kg de alimento para uma árvore nativa, temos a muda de jabuticaba, arraça vermelho e amarelo, guavirova, guabiju, pitanga e cereja. A campanha vai durante todo mês de agosto ou enquanto ainda tivermos mudas. Todas estas mudas são produzidas no viveiro da Afubra no parque da Expo Agro, muitas delas com sementes que os próprios alunos das regiões recolheram e que consequentemente retornam para meio ambiente”.

O gerente salienta que não há limite de mudas para ser trocadas por pessoa. “Qualquer pessoa pode pegar as mudas da campanha, até veio pessoas que trouxeram já 60 quilos de alimentos, então já temos em torno de 250 mudas distribuídas por 280 quilos de alimentos, esta é a nossa última contagem. Algumas pessoas do interior trouxeram litros de alimentos, como feijão o que também são aceitos e repassados para as famílias. Então podem trazer 200 kg que irão receber 200 mudas” finalizou.

Veja o convite do gerente da Afubra para participar do projeto:

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.