InícioDestaqueAs atrações da 23ª Expoagro Afubra

As atrações da 23ª Expoagro Afubra

 

A feira mais significativa para a agricultura familiar no Brasil, a Expoagro Afubra, volta a abrir as portas do Parque de Rincão Del Rey, nesta terça-feira, dia 25, em Rio Pardo, para sua 23ª edição, que se estende até sexta-feira, dia 28.

No ano passado, o evento recebeu 154 mil visitantes e movimentou R$ 310 milhões em negócios, entre os 517 expositores. Promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a exposição foi aberta oficialmente às 9h com a presença de dirigente de entidades e de autoridades. Uma programação intensa foi preparada para atender os visitantes, com palestras, reuniões setoriais e a audiência pública que vai discutir o assunto que vem tirando o sono do setor: as mudanças no Proagro, o seguro rural do pequeno produtor.

A audiência pública, proposta pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar no Congresso, acontece na sexta-feira, dia 28, às 10h. O encontro pretende reunir representantes de sindicatos, produtores rurais, além do Ministério da Fazenda e Banco Central, para debater soluções concretas para o endividamento no campo.

“Precisamos de um Proagro mais justo e acessível”, alerta o parlamentar”

Entre painéis de inovação e seminários que abordarão energias renováveis e preservação do solo, o parque de Rincão Del Rey vai inaugurar neste ano um novo pavilhão de animais, com espaços para julgamento de equinos e bovinos e exposição de aves domésticos, caprinos e coelhos.

No pavilhão da Agricultura Familiar, com 3.480 metros quadrados, 216 empreendimentos, entre agroindústrias, artesanato e flores, 89 municípios de todo Rio Grande do Sul estão representados. Quarenta e duas empresas estão participando da feira pela primeira vez. O diretor do Departamento de Agroindústria Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Flávio José Smaniotto, explica que os produtos disponíveis para venda retratam a diversidade da produção da agricultura familiar gaúcha, desde produtos tradicionais como os queijos, embutidos e panificados, passando pelos doces, geleias, mel e melado, vinhos, espumantes e cachaças.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS