InícioMunicípiosArvorezinhaCampanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos é amanhã

Campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos é amanhã

Por meio de uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura de Arvorezinha, Afubra e o projeto Verde é Vida, serão recolhidas, no dia 18 de maio, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 16h, as embalagens vazias de agrotóxicos, as quais serão recebidas no pátio da Afubra.

Conforme o extensionista da Emater de Arvorezinha, Júlio Marcon, o recolhimento será focado principalmente para produtores que não produzem tabaco. “Exceto os produtores de fumo, não se tinha recolhimento de embalagens de agrotóxicos dos outros produtores. Então, no dia 18, vai ser oportunizando para estes entregarem suas embalagens, as quais devem ser devolvidas após ser realizada a tríplice lavagem, inutilizando-as com furos e também separando as tampas dos litros ou galões”, explica.

Quem devolver as embalagens receberá um certificado de que as destinou corretamente. “Essa campanha surgiu por meio das visitas que realizamos às propriedades, pois muitos produtores tinham estocadas as embalagens de agrotóxicos e não sabiam a quem entregar”, conta. “Agora poderemos dar a destinação final correta para as embalagens vazias, diminuindo o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente”, acrescenta.

A legislação federal disciplina a destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos e determina as responsabilidades para o agricultor, revendedor e fabricante. O não cumprimento destas responsabilidades poderá implicar em penalidades previstas na legislação específica e na lei de crimes ambientais.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.