Golpe na região: Avisos de corte de energia falsos são enviados a moradores da região

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Moradores da região estão sendo surpreendidos por avisos de corte de energia da RGE falsos. O fato aconteceu com uma moradora que recebeu um aviso de corte, sem valor e código de barras, apenas informando que a conta referente ao mês de março estava em aberto. Porém, a mulher havia pago o valor referente ao mês mencionado, mas com medo de corte, efetuou novamente o pagamento.

Antes de pagar o valor com a conta do mês de março, por meio de um aplicativo de banco no celular, a consumidora ligou para a RGE, por meio do canal 0800, ao ser atendida, uma mensagem automática informava que a conta estava em aberto. O mesmo foi informado ao filho, que apesar de não ter conta de luz em seu nome, ao discar o telefone da RGE recebeu a mesma mensagem automática que a mãe havia ouvido.

Fique atento às dicas da RGE para não cair em fraudes

A RGE, distribuidora da CPFL Energia, informa seus clientes sobre medidas de segurança quando houver suspeitas de fraude ou estelionato, nas orientações apresentadas a seguir:

Sobre a conta de Energia

  • Além da sua conta de energia, a RGE também envia cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente;
  • Em caso de conta suspeita, acesse o site www.rge-rs.com.br, realize nova impressão ou a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;
  • Para sua comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, a RGE disponibiliza o cadastro de sua conta por e-mail e débito automático em sua conta bancária.
  • Sobre contas por e-mail, é importante atentar-se a:
  •  Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da própria conta digital do cliente;
  • Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br
  • Em caso de dúvida, a orientação é de que os clientes procurem os canais oficias de atendimento disponíveis em nosso site www.rge-rs.com.br.

 

Sobre contatos via telefone e e-mail

  • A RGE alerta para a atuação de golpistas que utilizam o nome da companhia ao ligar para os clientes e solicitar pagamento de boletos ou depósitos bancários.
  • Importante saber que ninguém do poder público ou judiciário está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Os clientes são avisados previamente, através da conta de energia, se estão com débitos em aberto.
  • A RGE não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. As cobranças são realizadas somente via conta de energia.
  • A RGE não realiza sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia.
  • A RGE ao confirmar dados, o faz somente com o objetivo fim de melhor atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de valores financeiros). Sugerimos aos clientes manterem o seu cadastro atualizado em nosso banco de dados.
  • A RGE possui convênio com empresas que podem oferecer serviços a serem cobrados via conta de energia, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No entanto, estas empresas parceiras não têm autorização da RGE para solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado à prestação de serviço e fora de lançamento na fatura da unidade consumidora.
  • Em situações suspeitas, a RGE orienta o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado.

Caso o cliente se sinta lesado, a RGE recomenda o imediato registro de um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes.

Sobre o atendimento de eletricistas ou prestadores de serviço da RGE

  • Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados exclusivamente via conta de energia. Sendo assim, não há outra forma de cobrança, como depósitos/transferências ou pagamento em dinheiro durante ou após atendimento, não importa qual seja o motivo.
  • O acesso do colaborador ou prestador de serviço da RGE está restrito ao medidor de energia elétrica.
  • Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto.

Os clientes que receberem ligações suspeitas ou forem abordados por essas pessoas devem entrar em contato com a RGE, pelo 0800 970 0900 ou pelos canais digitais abaixo, para confirmar as informações ou até mesmo com a Polícia.

Serviços Online

A RGE oferece vários serviços online. Conheça o site ou baixe o aplicativo da CPFL Energia:

– Falta de Energia: Envie um SMS com o SEU CÓDIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.

– Aplicativo CPFL Energia (disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais AndroidiOS e Windows Phone).

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