InícioDestaqueInmet publica alerta vermelho devido à onda de calor

Inmet publica alerta vermelho devido à onda de calor

Instituto prevê temperaturas acima da média por mais de cinco dias, aumentando o risco à saúde

 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta quarta-feira, 5, um alerta vermelho para onda de calor em diversas regiões do Rio Grande do Sul. O aviso tem grau de grande perigo e segue valido até 10 de fevereiro, com previsão de temperaturas até 5 oC acima da média.

Conforme o Inmet, o alerta vale para quase todas as regiões do estado, incluindo Região Metropolitana de Porto Alegre, região dos Vales, região da Campanha, Fronteira Oeste, Região Central e Noroeste. Além dessas regiões, há riscos para parte do Norte, da Serra gaúcha, da Costa Doce e da região Sul.

Ontem, terça-feira, 4, o Rio Grande do Sul registrou a maior temperatura registrada pelo Inmet em 115 anos de medições. Quaraí teve 43,8 oC de máxima, valor nunca registrado no estado.

Segundo a Climatempo Meteorologia, essa é também a temperatura mais alta registrada no Brasil em 2025. Essa é a terceira vez que Quaraí atinge a marca no ano – antes, havia registrado calor de 42,5 oC, na segunda-feira, 3, e 42,4 oC, em 23 de janeiro.

Essa já é a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.

 

Fevereiro de temperaturas altas

O fenômeno La Niña continua ativo e vai influenciar as condições do tempo no Brasil, aponta a Climatempo. Episódios de calor intenso devem seguir ocorrendo no RS, com possibilidade de temperaturas até acima dos 40° em áreas próximas à fronteira com Uruguai e Argentina.

A previsão é de que o volume de chuva fique um pouco abaixo da média normal na fronteira com a Argentina, na Região Metropolitana de Porto Alegre e em áreas do Centro e Norte do Rio Grande do Sul.

Ainda conforme a Climatempo, em Porto Alegre, a temperatura no mês deve ficar um pouco acima da média. Assim como nas regiões da Serra, Campanha e Litoral (confira no mapa abaixo).

 

Fevereiro no RS:

  • Porto Alegre
    Temperatura em pouco acima da média

    Chuva um pouco abaixo da média

  • Região Serrana
    Temperatura um pouco acima da média

    Chuva dentro da média

  • Região de Passo Fundo
    Temperatura um pouco acima da média

    Chuva um pouco abaixo da média

  • Região de Santa Maria
    Temperatura um pouco acima da média

    Um pouco abaixo da média

  • Campanha gaúcha
    Temperatura um pouco acima da média

    Chuva dentro da média

  • Região de Uruguaiana
    Temperatura um pouco acima da média

    Chuva um pouco abaixo da média

  • Litoral
    Temperatura um pouco acima da média

    Chuva dentro da média

Mapa de calor do Sul do Brasil para Fevereiro — Foto: Climatempo

 

Fonte: g1 e Agora RS

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS