O carro-chefe foi o encaminhamento da carteira de identidade nacional no modelo novo
Por Manoela Alves
Nos dias 04 e 05 de dezembro foi realizado no Ginásio Girolamo Sanson, em Ilópolis, o mutirão de documentação do trabalhador rural. O mutirão já atendeu diversos municípios do Estado.
A analista na Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Sul (Superintendência do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do ministro Paulo Teixeira; e do superintendente Milton Bernardes), Naíra Corrêa Daubermann, comenta a respeito. “Foi descentralizado um recurso para atender a documentação com foco nas mulheres, no público rural”, iniciou.
O carro-chefe foi o encaminhamento da carteira de identidade nacional no modelo novo, unificação do antigo RG. “Mas também realizamos, em parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, atendimento de CadÚnico; e um colega da Emater/RS-Ascar esteve presente para atender as dúvidas sobre o cadastro da agricultura familiar; também, em parceria com a Organização Internacional de Migração, foram sanadas dúvidas e orientações gerais dos documentos para os migrantes”, relatou.
Trabalhadores argentinos na região
A região conta com um grande número de trabalhadores argentinos e de outras nacionalidades que estão com dificuldade para se regularizar no país e assim poderem trabalhar e também desfrutar de recursos. “Tem um sistema específico para imigração e essas pessoas têm que ser atendidas por esse sistema primeiro. Por isso, a equipe da Organização Internacional de Migração passa a orientação de que situação a pessoa está e inclusive faz a ponte com outros órgãos se necessário (encaminha para a Polícia Federal, INSS, enfim) para ver a forma mais fácil de atendê-las com a perícia”, disse.
“Até se comentou que em Ilópolis há vários estrangeiros trabalhando, mas aí seria o caso de marcar um próximo encontro para a Organização Internacional de Migração tratar especificamente esse assunto. Em Arvorezinha nos passaram que também tem essa demanda e aí sugerimos que os municípios se somem e passem quantitativos, pois com isso, temos mais força de argumentar com a Polícia Federal ou com a Receita Federal, para poder tentar fazer um próximo atendimento específico no tema da imigração”, completou.
Cabe destacar que as pessoas que fizeram a carteira de identidade nacional no modelo novo, não tiveram nenhuma despesa. “O pessoal da Secretaria de Segurança Pública Estadual faz a foto eletronicamente, e o único documento exigido foi a certidão original de casamento, ou, se nunca foi casado, a certidão de nascimento e o número do CPF. Buscamos atender no município o maior número possível de pessoas, abrindo também para pessoas de municípios vizinhos. Conseguimos em Ilópolis uma parceria importante com a Prefeitura, fizemos divulgação no Facebook, o prefeito utilizou o espaço na rádio para fazer uma chamada, fizemos panfletagem para poder atrair mais pessoas, enfim”, colocou.
Ela finaliza: “Queremos agradecer a recepção, pois sentimos que a população de Ilópolis e a Prefeitura acolheram bem o projeto. A retirada do documento deve ser feita no posto de identificação, junto à prefeitura e com a funcionária Altair, levando o comprovante de protocolo de atendimento. O prazo de entrega é a partir de 20 dias úteis”, concluiu.