Qualifica RS abre inscrições para nova etapa de seleção de lideranças

72
Crédito: Luiz Mazarem / Secom-RS
Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos

Prazo para concorrer a cargos estratégicos na Secretaria de Planejamento vai até 13 de março

Experiência bem-sucedida no ano passado na escolha e nomeação de profissionais para posições estratégicas no governo do Estado, o programa Qualifica RS está com inscrições abertas para uma nova seleção de talentos. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) divulgou, nesta segunda-feira (17/2), os critérios e as etapas do processo para preencher os cargos de diretor do Departamento de Transportes e diretor de Administração do Patrimônio Imobiliário. O prazo de inscrição se encerra no dia 13 de março.

“O Qualifica RS inaugurou no Estado uma nova agenda em termos de gestão de pessoas e tivemos um grande êxito na primeira etapa. A ideia é expandir esse modelo de seleção para demais posições estratégicas do governo, sempre a partir de critérios como a capacidade de liderança, inovação e comprometimento”, destacou a secretaria de Planejamento, Leany Lemos.

Os profissionais serão selecionados após uma série de etapas, como análise de currículo, mapeamento de perfil, aderência e crenças, além de entrevista por competências, avaliações com especialistas nos temas dos cargos a serem preenchidos. Desde a inscrição, todas as etapas são acompanhadas de forma online, por meio do site do Qualifica RS (https://qualificars.rs.gov.br/inicial). 

O novo processo seletivo será conduzido por uma equipe da própria Seplag que participou de treinamentos com os executores do Qualifica RS em 2019. “É um projeto-piloto que segue a mesma metodologia aplicada em 2019 e o conhecimento acadêmico da equipe. A escolha se dará pela mesma matriz, avaliando a competência de cada pretendente”, explicou a diretora do Departamento de Administração de Recursos Humanos (Dearh/Seplag), Andrea Quadros Pasquini, ela própria selecionada via Qualifica RS no ano passado. Podem participar profissionais da área privada, serviço público e do terceiro setor.

Pioneirismo

Lançando em abril de 2019, a primeira etapa do programa recebeu mais de 4 mil inscrições, das quais 1.511 foram aprovadas para a segunda fase de análise de currículo. Inédito na administração estadual, o Qualifica RS selecionou os atuais 30 coordenadores regionais de Educação e os titulares de três posições na Seplag (Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Diretoria de Recursos Humanos e Coordenadoria da Escola de Governo – Egov). O processo ainda definiu o nome de três agentes de controle externo na Secretaria da Educação.

O Qualifica RS surgiu a partir de uma cooperação técnica entre o Estado e a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Seplag
Edição: Secom

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome