InícioDestaqueTratamento de nódulos de tireoide sem cirurgia

Tratamento de nódulos de tireoide sem cirurgia

Nódulos de tireoide são muito comuns. Só no Brasil, mais da metade da população irá desenvolver um nódulo na tireoide. A maioria dos casos são benignos, o que é uma boa notícia, porém a sequência do tratamento requer muita atenção quanto aos tipos de procedimentos adotados para administrar os sintomas ou a alteração estética no pescoço do paciente.
Muitos pacientes diagnosticados com esses nódulos benignos acabam passando por um procedimento cirúrgico sem necessidade. Dessa forma, ficam expostos a vários riscos, começando pelos inerentes a qualquer cirurgia com internação e anestesia geral, possibilidade de haver alteração na voz (rouquidão) ou mesmo perda dela, cicatriz aparente no pescoço, além de uma provável necessidade de tomar hormônio para o resto da vida.
A medicina evolui constantemente e com isso novas opções de tratamento surgem para também melhorar a qualidade de vida e a saúde do paciente. E uma das alternativas mais tecnológicas e recentes para tratar nódulos benignos sem cirurgia é a Ablação por Radiofrequência.
Trata-se de uma técnica muito utilizada na Itália e na Ásia, e que começou a ser feita no Brasil em 2017. O método já consagrado no Rio de Janeiro e São Paulo agora está disponível no Rio Grande do Sul, onde foi realizado pela primeira vez por um cirurgião de cabeça e pescoço no dia 05 de agosto, em Lajeado. A paciente, liberada do hospital no mesmo dia, agora leva sua vida normal, sem preocupação com a tireoide, apenas com avaliações periódicas. O nódulo, após a ablação, reduz de 50% a 80% o seu tamanho, melhorando tanto a estética quanto os sintomas.

Benefícios da Ablação por Radiofrequência:
– Procedimento ambulatorial minimamente invasivo
– Sem cicatriz no pescoço
– Sem necessidade de tomar hormônio o resto da vida
– Diminui os riscos cirúrgicos

Dr. Marco Seferin

Como sei se posso estar com um problema na tireoide?
É importante ficar atento a um conjunto de sintomas, que podem se apresentar de forma individual ou simultânea. Procure seu médico em caso de problemas pra engolir, dificuldade para respirar, abaulamento no pescoço – que é o inchaço ou desconforto estético, e alterações hormonais provocadas pelo nódulo.

Dr. Marco Seferin, Cirurgia de cabeça e pescoço, tem consultório na Rua Bento Gonçalves, 801, sala 308, em Lajeado, consultas podem ser agendadas pelo telefone (51) 99636-3788

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.