Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaque“A nossa escola será referência na região”

“A nossa escola será referência na região”

Com rádio escolar e biblioteca itinerante, a Escola Getúlio Vargas oferece novas ferramentas de aprendizagem

A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, localizada na comunidade de Três Pinheiros, interior de Fontoura Xavier, vem desenvolvendo ações para levar inovação e novos conhecimentos e aprendizagem aos seus alunos.

Uma ação que chamou atenção na última semana foi a inauguração da rádio escolar. O diretor Lazaro Brum conta sobre a inauguração. “A gente aproveitou para inaugurar nossa rádio escolar na quarta-feira, 11 de agosto, que era o Dia do Estudante. E também aproveitamos para homenagear a professora e diretora Enilva Tatim, que muito contribuiu tempos atrás com relação aos trabalhos desenvolvidos aqui na escola, em tempos que não tinha a estrutura que nós temos hoje. Ela não mediu esforços com as ferramentas que tinham para cada vez mais elevar a qualidade do ensino. Então, a nossa rádio terá o seu nome, Rádio Professora Enilva.

Ele continua: “Até porque não tem muito sentido homenagear após a morte da pessoa. Até mesmo para valorizar o professor que hoje em dia está sendo pouco valorizado, sem ter um reajuste salarial há oito anos. Então foi uma maneira de honrar uma pessoa que independente do salário tinha pertencimento pela escola”.

O diretor salienta que nesse primeiro momento a rádio é apenas local, mas que ela pode ser expandida. “É uma rádio escolar local só aqui na escola, e de repente futuramente a gente pode expandir para a comunidade no entorno da escola. Olha a importância que é a rádio escolar para trabalharmos vários aspectos com os alunos, como desinibição, oratória, pesquisa, enfim, é um trabalho interdisciplinar. Desde o primeiro momento que assumimos a direção nossa preocupação é em termos de qualidade de ensino e na questão pedagógica, deixando a escola com uma infraestrutura adequada para os alunos com diversas ferramentas, e a rádio escolar é mais uma ferramenta que a gente está deixando aí para nossa comunidade escolar”.

Para desenvolver projetos é fundamental a parceria de pessoas e entidades, e durante a inauguração da rádio os parceiros foram valorizados. “Aproveitamos a inauguração para trazer os nossos parceiros até a escola, convidamos o prefeito Luiz Armando Taffarel e o vice Paulo Quevedo, a gerente do Sicredi Josiane Bianchini, o presidente da Cerfox Diógenes Laste, o coordenador regional de Educação Alessandro Nunes da Costa, e é claro, a professora Enilva. Foi uma cerimônia com todos os cuidados, mas muito emocionante e gratificante entregar essa rádio para os nossos alunos”, conta Brum.

A coordenadora pedagógica Ana Rita Rech fala da rádio como ferramenta pedagógica. “O trabalho será interdisciplinar, os alunos desde o 1º ano do ensino fundamental estarão envolvidos, os professores já estão trabalhando com eles, no momento estão visitando a rádio para conhecer e ver o seu funcionamento, mas logo quando ela estiver em funcionamento para produzir os programas eles terão que fazer pesquisas sobre os mais variados assuntos, além de trabalhar a desenvoltura e a timidez”.

Ana Rita salienta que a Getúlio Vargas tem buscado a cada dia melhorar ainda mais a aprendizagem dos alunos. “A nossa escola será referência na região, estamos buscando levar cada vez mais conhecimento aos nossos alunos. Conforme falamos no dia da inauguração, a rádio tem uma função social, e nós como escola também temos essa função social, e no momento em que a rádio foi inaugurada nós vamos disponibilizar aos nossos alunos a troca do conhecimento, a busca pela informação. Já temos o projeto na parte teórica, o professor já está fazendo estudos juntamente com os alunos, eles estão indo ali conhecer a nomenclatura dos materiais e o próximo passo é iniciar os programas na pratica. Já estamos elaborando uma programação que irá envolver todos os alunos e disciplinas”.

Parceiros

Além da inauguração da rádio, na oportunidade a escola também recebeu uma doação de materiais para os alunos. “A Cerfox patrocinou mais 30 macacões para os alunos do curso técnico, eles já haviam doado logo que assumimos a direção, mas agora com a chegada de novos alunos fizeram mais uma doação. A cooperativa sempre foi nossa parceira de primeira hora, e só temos a agradecer”, destacou o diretor.

A gerente do Sicredi também entregou uma lembrança para os alunos. “Como era Dia do Estudante o Sicredi também os presenteou com uma lembrancinha. O Sicredi também é nosso parceiro e inclusive estará nos ajudando em um grande projeto que vamos desenvolver em breve”, salientou o diretor.

Projeto de leitura

De acordo com Brum, a inauguração também foi mais uma oportunidade de conversar com a gerente do Sicredi, que se disponibilizou em ajudar a escola em mais um projeto. “Hoje nós temos uma Kombi que utilizamos para transportar os nossos produtos, mas com os recursos das emendas parlamentares vamos ganhar uma camionete. Então pensamos em utilizar a Kombi para outra finalidade, conversamos com a Josiane e ela se dispôs a ajudar e o Sicredi abraçou a ideia”.

O diretor explica o que será feito com a Kombi. “Com o auxílio do Sicredi vamos transformar a Kombi numa biblioteca itinerante, que vai ficar à disposição da nossa comunidade, poderá ser utilizada pelos nossos professores, mas também por outras escolas, e até mesmo podemos disponibilizar para ir nas festas de comunidade para levar a leitura aos jovens e crianças. E também o próprio Sicredi poderá utilizar em suas ações”.

Ele complementa: “Nos dias de hoje, que a leitura está sendo deixada de lado, é importantíssimo estimularmos e realizarmos ações que levem os livros para as comunidades, e o Sicredi transformando a nossa Kombi em biblioteca vai nos auxiliar muito”.

 Internato

A direção da escola tem como meta reativar o internato para receber os alunos do Curso Técnico em Agricultura, e o diretor ressalta que durante a inauguração, o vice-prefeito Paulo Quevedo anunciou que a Admiração vai auxiliar nesse projeto. “Estamos com o processo para a reativação bem adiantado, temos fé que vamos ter uma resposta positiva, assim poderemos receber mais alunos de outros locais, pois assim terão um local para ficar de segunda a sexta-feira. Mas, para isso precisamos de um monitor para ficar com eles a noite. E o vice-prefeito nos passou que o município vai disponibilizar

Professora Enilva participa da inauguração

Laste de Landin entregam macacões para alunos

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.