Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueAgosto Dourado um mês dedicado a amamentação

Agosto Dourado um mês dedicado a amamentação

No mês de agosto a Secretaria de Saúde de Nova Alvorada, por meio de sua equipe de agentes de saúde e enfermeiras, dedica-se a campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta e incentivo a amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Quem está à frente desta campanha é a enfermeira Lauren Arrojo, que explica a importância de aleitamento materno no crescimento, desenvolvimento, prevenção de doenças, além de criar um vínculo entre mãe e filho. “O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta”.

Neste ano, o tema escolhido é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. Ainda, segundo a enfermeira, diferentes atividades serão realizadas no decorrer deste mês. “Vamos buscar orientar as gestantes e puérperas sobre o aleitamento materno, realizaremos a decoração da unidade, divulgaremos nas mídias sociais informações sobre o tema e será lançado o projeto com o tema: ‘Visita Domiciliar Multiprofissional: Uma proposta de cuidado Materno-Infantil no Puerpério’, no qual foi desenvolvido por mim e a fonoaudióloga Ane Elise Milani, com o objetivo de ofertar apoio à mulher e a família após a alta hospitalar, a fim de possibilitar a vivência desse período de forma mais fácil e prazerosa, minimizando as dificuldades inerentes a esta fase inicial do cuidado, pois torna-se evidente a importância do trabalho em equipe multiprofissional e estratégias como a visita domiciliar para a promoção de saúde, prevenção de agravos e cuidado do binômio mãe-filho durante o período puerperal, contribuindo para o bem-estar da família e com repercussões positivas para a sociedade, este projeto ocorrerá durante todo o ano”, explica Lauren.

“Com as ações desenvolvidas em aleitamento materno buscamos informar, enfocar, engajar e articular para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno em nosso município”, destaca a secretaria de Saúde, Rosana de Souza.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.