Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueAlunos produzem alimentos para merenda escolar

Alunos produzem alimentos para merenda escolar

Alunos trabalham nas novas estufas que foram construídas por meio de projeto em parceria com a Sema

A Escola Agrícola Florestal e Ambiental (Emafa), de Ilópolis, se caracteriza pelo ensino ecológico, agrícola e ambiental. Um dos principais projetos da escola é a produção de alimentos para a merenda escola, durante as aulas de agricultura.

Os alimentos são produzidos em hortas ao ar livre e em estufas. Uma parceria entre a escola e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, firmada em 2021, proporcionou a construção de novas estufas com irrigação.

- Advertisement -

As estufas ficaram prontas no final do ano e no início do ano letivo os alunos começaram a trabalhar nelas, organizando para o plantio. “Tudo é feito por eles, inclusive o substrato, que é feito com terra preta de barranco e casca de uva fermentada, eles colocaram nos canteiros para ser o nosso adubo, pois nossos produtos são todos orgânicos”, conta o professor Nédio Domingos Ghelen, que coordena o projeto.

Segundo o professor, os alunos começaram a trabalhar nas estufas em março. “Quem trabalha aqui na estufa são os alunos do 7º ao 9º ano, cada um dentro das suas possibilidades, mas eles é que projetaram e fizeram os canteiros, pois recebemos a estufa sem os canteiros, finalizamos os canteiros nessa semana”.

Mas ressalta: “Já estamos produzindo, aqui na estufa produzimos alface e hortaliças foliares, e na parte ao ar livre produzimos as outras variedades, porém, com todos os canteiros agora prontos vamos poder produzir mais variedades aqui nas estufas”.

Ghelen salienta que tudo o que é produzido vai para as escolas do município. “Essas estufas modernas proporcionam uma maior aprendizagem para os nossos alunos, eles se familiarizam com a irrigação, e aprendem novas técnicas que podem aplicar nas suas casas. Mas, além disso, o que produzimos aqui vai para a merenda escolar das escolas municipais, ou seja, eles aprendem, e ainda consomem um produto orgânico e de qualidade na alimentação nas escolas”.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.