Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueAprovado o projeto de diretrizes orçamentarias para 2022

Aprovado o projeto de diretrizes orçamentarias para 2022

Os vereadores aprovaram também o aumento de repasse mensal para o Hospital Santa Terezinha

A Câmara de Vereadores de Fontoura Xavier realizou a sua sessão ordinária na segunda-feira, 06 de setembro, onde aprovou o orçamento de 2022, além de mais três projetos e uma indicação.

O Projeto 047/2021, dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2022.

O Projeto 048/2021, altera a redação do Artigo 12 da Lei 1758/2019, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos municipais, para incluir o plano de equacionamento de déficit atuarial.

O Projeto 049/2021, que regulamenta a nova taxa de administração para o custeio de despesas correntes de capital necessárias para a organização e funcionamento do regime próprio de previdência.

O Projeto 050/2021, autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênio com o Hospital Santa Terezinha. Alterando o Artigo 1º, que altera o valor do convênio com o hospital passando de R$ 59 mil para R$ 74 mil mensais a contar de 1º de agosto de 2021.

A Indicação 46/2021, dos vereadores Carolina Prestes dos Santos e Josiane Borges, Ivan Borges, Eduardo Silva Nunes e Antonio Portela de Castro, solicita ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria da Saúde, determine a contratação de um fisioterapeuta e um psicólogo para a Unidade de Saúde Frei Marcos, com o mínimo de 20 horas. E através da Secretaria de Educação um fisioterapeuta por 20 horas para atender no Centro De Atendimento Educacional Especializado (CAEE), pois devido a demanda de atendimento o número de funcionários não consegue atender a demanda existente, sendo de extrema importância a contratação desses profissionais e ampliação da carga horária dos profissionais já contratados.

Grande expediente

A vereadora Carolina Prestes dos Santos, falou sobre o pedido de contratação de um fisioterapeuta. “Quero reforçar a importância de darmos o suporte tanto para as crianças do CAEE como para os pacientes da nossa Unidade de Saúde e da população em geral. Sabemos que a fila de espera de fisioterapia na Unidade Central e nas unidades do interior é grande, e muitas pessoas tem urgência e não tem condições financeiras de pagar as sessões de fisioterapia, então acho que seria importante o Poder Executivo ver a possibilidade de contratar mais uma fisioterapeuta. Assim como o pedido de contratação de mais uma psicóloga para dar suporte a população e ao CAEE, também é muito importante”.

O vereador Gilsone Dartora, falou sobre os roubos nos cemitérios do município. “É uma vergonha para Fontoura Xavier, pessoas fazendo vandalismo em um local que mexe com os sentimentos das pessoas, pois lá estão os seus entes queridos, é muito triste, sabendo que muita gente está procurando pessoas para trabalhar e esses vândalos estão aí roubando os bens dos cidadãos, e quando precisamos de uma trabalhador não encontramos, fica os meus sentimentos às famílias que estão sendo lesadas com esses roubos”.

O presidente da Câmara de Vereadores Ivan Borges, em seu pronunciamento falou sobre as estradas do município, argumentando que muitas pessoas tem cobrado melhorias. “Foi falado aqui que as estradas estão sendo recuperadas, e citaram a comunidade da Pedra Branca, mas pelo que os moradores estão falando não foi toda a comunidade, em alguns locais não foi, e são locais que não tem muitos moradores, mas tem uma grande produção  de erva-mate, lenha e outros produtos, então pedimos que contemple a todos. Sabemos que é difícil, mas são trechos que precisa de recuperação. Na Linha Café também está precisando de uma atenção especial”.

Quanto a cemitério o presidente salientou que foi acionada a Polícia Civil. “Além das providências que serão adotadas pelo Poder Executivo, nós entramos em contato com a Polícia Civil e eles estão buscando provas para tentar identificar quem são os autores, eles estão pedindo imagens das câmeras de monitoramento. Com certeza a população tem um papel importante neste momento, não só em relação aos atos criminosos que aconteceram no cemitério, mas em todos os roubos que acontecem em nosso município, a população tem que se unir e denunciar, pode ser uma denúncia anônima, pois se não tiver informação fica difícil para a polícia identificar, e eles ficarão impunes”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.