Clarice confecciona muitas e variadas peças com os motivos da Páscoa, encantando a todos
Por Jaqueline Merlin
Clarice Rabaiolli Ozelame, após aposentar-se do Magistério, divide seu tempo, entre a família, primeiramente, e os vários trabalhos voluntários de que realiza e participa, como a Igreja, o Clube de Mães e também como integrante da Associação de Artesãos de Putinga.
A professora aposentada comenta que sempre teve muita facilidade de desenvolver trabalhos manuais. Guarda ainda como recordação bordados dos anos 60. Na época, ela, com 10 anos, já bordava, inspirada pela sua mãe que era costureira. “Lembro de minha mãe sentada na máquina costurando. Éramos seis filhos, e eu era a que ajudava ela a casear e pregar botões, tudo manual, eu gostava de ficar em sua companhia”, fala ela com emoção.
Há oito anos aposentada, depois de 42 anos dedicados com muito amor à Educação, Clarice comenta: “quando me aposentei, logo pensei em fazer alguma coisa a mais, me manter ocupada e iniciei a fazer artesanatos. Meus primeiros trabalhos foram panos de prato. De repente, em 2017, por meio de uma amiga, eu descobri que na cidade de Encantado tinha uma professora que trabalhava patchwork e ensinava quem quisesse aprender ou aperfeiçoar suas técnicas. Decidi participar das aulas, ficava por lá o dia todo com aulas práticas”.
O início
Clarice comenta que participou durante um bom tempo das aulas em Encantado. Porém, durante a pandemia, sem transporte, resolveu colocar em prática o que havia aprendido. “Foi neste momento que iniciei meus trabalhos como artesã, sempre buscando me aperfeiçoar com mais cursos pela internet. Alimentar a alma, fazer arte com as mãos” comenta ela.
Em 2023, juntamente com um pequeno grupo que produz artesanato, uma iniciativa privada, iniciou a Casa do Artesão, “um local onde colocamos nossas produções na prateleira e está à disposição das pessoas”, conta.
Diversidade de trabalhos
Clarice, em seu ateliê, apresenta trabalhos feitos com muito amor por ela e fazem parte de sua coleção pessoal, que demonstram uma combinação perfeita de cores e detalhes tornando cada peça especial: peças em patchwork manual e à máquina, bonecas de vários estilos e modelos, bordados, guirlandas temáticas, personagens, peças para enxoval de bebê que é sua paixão, e os lindos coelhos artesanais de sua coleção feitos por ela, que servem para decorar a casa neste período tão importante da Páscoa.
Espiritualidade
A artesão faz uma observação importante sobre o período de Páscoa: “estamos vivendo um momento conturbado, por vezes colocando o lado comercial acima da espiritualidade, entretanto, observando algumas peças, elas nos remetem à simbologia, como o ovo que representa o nascimento, o coelho, a fertilidade. Enfeitar a casa é maravilhoso, fica linda, porém, devemos lembrar que a Páscoa é um dos momentos mais marcantes do vivenciar de um cristão. A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. Relembramos o período que antecedeu Sua morte, e isso nos dá esperança e motivação em saber que Ele vive e está entre nós. É importante que as pessoas comemorem a Páscoa mantendo sua essência”.