Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueAtendimento nas Unidades Básicas de Saúde do interior beneficia a população

Atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do interior beneficia a população

Pacientes têm atendimento odontológico, fisioterápico e consultas pelo menos três vezes por semana

A população de Fontoura Xavier conta com cinco Unidades Básicas de Saúde para atendimento, sendo três no interior, uma na Vila Assis e a Unidade do centro.

Visando um melhor atendimento para a população, para que eles não necessitem se deslocar até o centro, a Secretaria de Saúde a cada dia está implementando serviços nessas unidades. “Queremos ofertar um bom acesso a Saúde para os nossos munícipes, por isso estamos melhorando a cada dia os atendimentos. Estamos com atendimento odontológico e fisioterápico nas unidades. Já adquirimos a cadeira odontológica para a unidade do Gramado São Pedro e acredito que em poucos dias estará funcionando, e na Vila Vaz estamos organizando a sala da fisioterapia. Nas demais todos esses serviços já estão disponíveis”, afirma o secretário de Saúde Eduardo Souza Santos”.

O secretário afirma que a estruturação iniciou pelas unidades mais longínquas. “Começamos estruturar em primeiro lugar os postos mais distantes, que são os que tem mais dificuldades de deslocamento. Assim, as pessoas não precisam ter custo com transporte para vir até aqui na unidade do centro”.

Atendimento odontológico

Para o secretário, os cuidados com a saúde bucal são fundamentais e o atendimento odontológico deve estar ao alcance de todos. “Quem não gosta de um sorriso bonito, o sorriso é o nosso cartão de visitas, além disso a saúde bucal é importantíssima para que a nossa saúde em geral seja boa, afinal uma boa mastigação é fundamental e dentes com problemas geram inúmeros problemas de saúde. Por esse motivo estamos levando os atendimentos para mais perto da nossa população”.

Ele complementa: “Assim que a cadeira odontológica do Gramado São Pedro esteja em funcionamento todas as unidades terão dentista, isso também vai desafogar a unidade do centro, e assim conseguiremos atender um número maior de pessoas”.

Fisioterapia

Da mesma forma, está disponível nas unidades, exceto na da Vila Vaz, que está em fase de implantação, o atendimento com fisioterapeuta. Santos salienta que esse é outro serviço de suma importância oferecido aos munícipes. “A fisioterapia não é serviço de atenção básica, mas estamos ampliando o serviço e oferecendo nas unidades, colocando o atendimento mais perto das pessoas. Não é algo que obrigatoriamente devemos fazer, estamos disponibilizando esses profissionais pela grande demanda do nosso município”.

De acordo com o secretário, muitas pessoas deixavam de procurar pelo atendimento devido à distância da comunidade. “A fisioterapia é necessária para casos de fraturas, casos pós-cirúrgicos, quanto mais fazer melhor, e muitos pacientes acabavam não vindo fazer por morar longe e o deslocamento ser difícil”.

Vacinas e Teste do Pezinho

As famílias que precisam levar os filhos para receber as vacinas também podem procurar as unidades do interior. O secretário ressalta que, além disso, outros serviços são oferecidos. “Todo o esquema vacinal é oferecido nos postos do interior. Além disso, passamos a realizar o Teste do Pezinho, que antes era feito apenas aqui na unidade do centro. E para qualquer outro atendimento temos uma técnica de enfermagem e uma enfermeira todos os dias em todas as unidades”.

Agendamentos

Outro serviço importante, destacado por Santos, é o agendamento de consultas e exames. “Os pacientes já não precisam vir até aqui para agendar exames, apenas vão até a unidade, marcam, retiram os materiais necessários para a coleta, e só precisam se deslocar até a cidade para coletar o material. Da mesma forma, marcação de consultas com especialistas e viagens podem ser feitas nas unidades”.

Ele finaliza: “Nosso objetivo com esses serviços ofertados é melhorar a saúde em nosso município, até porque saúde não se faz com distribuição de fixas, mas com prevenção, e com as equipes mais próximas essa prevenção fica facilitada”, diz.

Atendimentos por Unidade de Saúde

Vila Assis

  • Atendimento Médico: segundas, terças, quartas-feiras dia todo. Quintas-feiras a tarde e nas sextas-feiras de manhã.
  • Dentista: todos os dias da semana.
  • Fisioterapia: material está sendo adquirido.
  • Projeto de ampliação em andamento, com valor a ser investido de R$116 mil.
  • Uma enfermeira e uma técnica atuam no local todos os dias.

Picada Silveira

  • Atendimento Médico: quatro dias na semana em turno integral.
  • Dentista: duas vezes na semana.
  • Fisioterapia: uma vez na semana.
  • Enfermeiro e técnico em enfermagem atuam no local todos os dias.
  • Dispensação de medicamentos.

Gramado São Pedro

  • Atendimento médico: quatro dias por semana, em turno integral (terças, quartas, quintas e sextas-feiras).
  • Fisioterapia: segunda-feira o dia todo.
  • Gabinete odontológico já se encontra no Posto de Saúde, nos próximos dias deve iniciar o atendimento.
  • Um enfermeiro e um técnico atuam no local todos os dias.

Campo Novo

  • Atendimento médico: três vezes na semana.
  • Dentista: todas segundas-feiras o dia todo.
  • Fisioterapia: todas sextas-feiras o dia todo.
  • Uma enfermeira e um técnico em enfermagem atuam no local todos os dias da semana.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.